Considerando a grande repercussão das festas de peões de boiadeiros; a sua grande repercussão local e regional, em especial junto à população rural e a sua tradição nas exposições agropecuárias realizadas na cidade, o prefeito Wesley De Santi de Melo criou o Troféu Marcenal Davi Bisinotto, que tem por objetivo premiar condignamente o melhor peão de rodeios nos eventos promovidos pelo município.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Sacramento, na reunião dessa segunda-feira 29, quando os vereadores reconheceram quão justa é a homenagem e enalteceram a pessoa do saudoso Marcenal, morto tragicamente em acidente automobilístico em 1996, na BR 262.
Quem foi Marcenal Bisinotto
Marcenal David Bisinotto, patrono do Troféu, nasceu na cidade de Conquista, no dia 10/03/1963, no lar de Siadelino Bisinotto e Terezinha e Lourdes Bisinoto, mas cresceu, estudou e viveu em Sacramento, onde residia com os pais e os irmãos, padre Eugênio, Aparecida, Dagmar, Rosália, Regis e Stela.
Desde criança acompanhava o pai nas lidas na fazenda Santa Fé. Em 1980, com apenas 17 anos, Marcenal perdeu o pai numa tragédia que abalou toda a cidade. Marcenal, pessoa forte, de coração grande, renunciou a tudo, aos estudos, à vida tranquila de jovem, para junto com a mãe, cuidar dos irmãos, liberando assim o irmão mais velho, Eugenio para prosseguir os estudos que o levaram a ordenação sacerdotal.
Para Marcenal, sua formatura foi ver cada um de seus irmãos formados, padre, economista, arquiteta, bioquímica , zootecnista e engenheira civil, recebendo deles o carinho deles ao ser chamado de Davi (nome que no hebraico significa o predileto).
Homem de grande coração, Marcenal, sempre ajudou a quem precisasse, entidades ou pessoas. Homem fervoroso, era devoto de Nossa Senhora Aparecida, herança dos pais que criaram os filhos dentro dos princípios cristãos.
Marcenal era produtor rural que se destacou no município por ser o pioneiro no plantio de arroz sequeiro e arroz irrigado, mas também como criador de gado de corte e leite. Mas fez a diferença também no engajamento, como diretor fundador do Parque de Exposição, diretor do Sindicato Rural e um dos fundadores com outros 14 jovens, do Clube do Laço 'Os Pioneiros', de Sacramento em 1992, sendo seu primeiro presidente.
Em maio de 1993, introduziu a escolha da rainha e princesa da Cavalgada e realizou a 1ª Festa do Peão, tendo Pe. Brás Romeiro Portes entrado na arena com a imagem de Na. Sra. Aparecida, seguido de um grande show pirotécnico.
No mesmo ano, fundou o Clube do Laço Mirim, com o objetivo de tirar adolescentes da e jovens da ociosidade e do mundo das drogas, levando-lhes informações das tradições da nossa terra e informações de vida saudável. O sucesso foi total, hoje, muitos jovens do grupo de peões são pessoas de bem na sociedade.
Mas, três anos depois, aos 33 anos, no dia 28 de março de 1996, um trágico acidente tirou-lhe a vida. Marcenal foi morar com Deus, deixando um grande legado à família, amigos e a toda Sacramento.