Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bairro São Geraldo ganha revitalização e iluminação a Led

Edição nº 1681 - 28 de Junho de 2019

A antiga Baixada, assim denominada, porque exatamente naquele local terminava o subidão e iniciava uma pequena planície. Ali, bem no meio do corredor de gado, iniciou o seu povoamento. 'Beiraninho', usando o termo carinhoso dos moradores, vinha o baixadão, que só terminava nas barrancas do rio Grande. A Baixada foi um dos bairros mais pobres de Sacramento, junto com o Trás do Morro e Areião. Hoje, os três bairro mudaram de nome e de cara. 

A Baixada virou São Geraldo, ganhou luz elétrica, água, asfalto, canteiros centrais e hoje divide dois loteamentos recém construídos. Está urbanizada e ajardinada. E para completar, o prefeito Wesley De Santi de Melo entregou à população do aprazível recanto, no início da noite dessa quinta-feira 27, uma revitalização com direito a iluminação à led com a implantação de 25 postes e 50 luminárias de 200 watts, gramado no canteiro central e pintura nos meios-fios. 

“Nossa, como ficou clarinha nossa Baixada!” – se espantaram os moradores, assim que foi acesa a nova iluminação. O presidente da Associação do bairro, Alzamor, agradecendo, escreveu: “Em nome de nossa Associação Girassol  e dos moradores do bairro, nossos agradecimentos ao prefeito Baguá e vice Juninho pela nova iluminação do bairro, ajardinamento e pintura. Peço a todos os moradores do São Geraldo que ajudem a cuidar de nosso jardim não jogando lixo nos canteiros”.   

O presidente da Câmara, Matheus Fonseca Biznoto, destacou ser um momento de alegria não só para todos os moradores, mas também para a Câmara, que aprovou a COSIP (taxa de iluminação pública). “Uma lei que muitos disseram na época que foi feita para pegar o dinheiro do povo, aqui está a maior prova de respeito com o dinheiro público. O retorno do que foi arrecadado em obras de revitalização do bairro São Geraldo”, disse parabenizando os moradores e o prefeito. 

Ao saudar os moradores entregando a obra, logo após descerrar a placa com os demais vereadores e presidente da Associação, o prefeito Wesley De Santi também referiu-se à Cosip, justificando as obras de iluminação naquele bairro e em outras praças e logradouros da cidade que estão sendo realizadas graças à receita oriunda da lei. 

“- E aqui, deixo bem claro, que toda a cidade, ainda neste mandato, terá iluminação de led. Na próxima semana, dia 8, estaremos realizando um pregão licitatório no valor de R$ 1,3 milhão para expansão de rede em 37 pontos da cidade que não tem energia, mas que vai passar a ter graças à aprovação da Cosip”, frisou, referindo-se às críticas das redes sociais que “manipulam as pessoas sem conhecimento”. 

De acordo com o prefeito, o recurso oriundo da Cosip só pode ser utilizado em melhoria da iluminação pública e um dia pode acabar. “Logicamente, vai chegar um dia que essa cobrança vai acabar, porque toda a cidade vai estar iluminada, com expansão de rede. E isso tem que ficar claro para a sociedade: essa ação vai ser estendida por toda cidade”, disse, parabenizando o secretário de Obras, Sérgio Araújo e todos os funcionários que estiveram envolvidos na obra. 

Finalizou, dirigindo-se aos moradores: “Há tempos vocês eram merecedores desse investimento no bairro e hoje vocês o recebem. Que façam bom uso, zelem pelo bairro e se Deus quiser, nas comemorações dos 200 anos, teremos a cidade toda iluminada”.