Araxá recebe na próxima semana, de 8 a 11, (quinta a domingo), o evento, 'Mundial do Queijo do Brasil', realizado pela ONG 'SerTãoBras'. O objetivo do concurso, segundo a presidenta da ONG, Débora Pereira, é colocar queijos brasileiros lado a lado com os queijos internacionais para premiar os melhores sem distinção de origem ou tecnologia queijeira. Ela também informou que o evento não é uma etapa do mundial da França. É realizado de forma o independente, mas a iniciativa ocorreu devido ao mundial.
Conforme Débora, 30 franceses que integram a Gilde Internationale virão ao Brasil para o evento e alguns serão jurados no concurso de queijo que ocorrerá durante o encontro.
De acordo com o regulamento, o concurso é aberto para todos os produtores de queijo do Brasil e também de países estrangeiros. O concurso será dividido em categorias feitas com base no tipo de leite utilizado na produção de queijo.
Ao todo, serão 14 categorias para queijos produzidos a partir de leite de vaca, dez categorias para queijos de leite de cabra, três categorias para queijos de leite de ovelha e quatro categorias para queijos de leite de búfala.