A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE/Sacramento, inaugurou no dia 23, na abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, mais um serviço sócio-assistencial oferecido pela instituição. Trata-se do 'Centro Dia', que vai funcionar em uma casa alugada pela APAE próxima à sede da entidade, específica para atendimento de pessoas adultas com algum tipo de deficiência e que tenham um certo nível de dependência.
“Essa modalidade de serviço - conforme explicou Maísa de Oliveira Silva, terapeuta ocupacional da instituição - tem três finalidades: tornar o usuário mais independente nas atividades práticas do dia a dia, tais como banho, troca de roupas, alimentação, lavar as próprias roupas, etc; ajudar o usuário a conseguir transitar na sociedade para usar os serviços de saúde, participar de grupos como a Academia Viva e de atividades de lazer e, finalmente, propiciar no Centro Dia um espaço de convivência e de interação com atividades diversas.
Para a terapeuta o serviço que será prestado aos usuários do Centro Dia é muito importante. “Muitas vezes as pessoas não têm a seu lado um cuidador 24 horas por dia, então ela tem que aprender a se cuidar”, explica, ressalvando que a casa atenderá usuários com deficiência acima de 18 anos.
Sobre a Semana Nacional Apaeana, “foi tudo um sucesso, desde a campanha de arrecadação de produtos de limpeza às atividades pedagógicas e de lazer desenvolvidas durante a semana”, comemorou Maísa, acompanhada da vice-diretora da Escolinha Tio Tofe, Raquel Aparecida Costa, que realçou a importância da semana para os alunos.
“A Semana Nacional é muito esperada não só pelos profissionais, mas também pelos nossos alunos, que ficam muito empolgados com cada momento, cada atividade realizada, por verem pessoas diferentes na escola. É contagiante a alegria deles ao receberem alunos das outras escolas, participarem da sessão de cinema, com pipoca e tudo mais, desfilarem na passarela, enfim tudo é muito contagiante pare eles”, reconhece Raquel, salientando, entretanto, que a entidade poderia ter um apoio maior dos pais.
“Para nossos alunos, é uma semana de festa, mas para a família apaeana é uma semana de muito trabalho, porque são muitas as atividades, mas todos vestem a camisa e dão o seu melhor”, afirma, ressalvando que o apoio dos pais poderia ser maior. “Graças a Deus temos tido uma participação satisfatória da família, porém não como esperávamos, poderia ser maior”, observa.
A APAE/Escolinha Tio Tofe conta com 16 professores do Estado e 12 cedidos pelo município e mais 26 funcionários contratados pela casa, para atender mais de 180 usuários na escola, além de atendimento clínico interno e externo.