Inspirado nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentávael da ONU, a Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com pessoas físicas, que atuam em diversas áreas da cidade, e um grupo de empresas da cidade (ATM Contabilidade, Casa de Carne Central, Locação Multicoisas, Pacheco Buffet e Eventos, Posto Trevo, Supermercado Renata, Saks, Posto Santo Antônio, Scala, Sicoob Sacramento, Spark e Viaje Vale), lançaram o projeto 'Sacramento 2025: Cidade Empreendedora'.
Segundo os consultores, Nancy Alemany e Joaquim Rodrigues Júnior, da empresa Adapta, de São Paulo, responsável pelo apoio técnico e desenvolvimento do trabalho, o Cidade Empreendedora tem como objetivo o desenvolvimento sustentável do município, acreditando que pessoas, empresas, governo e organizações sociais, agindo juntos, podem lidar melhor com os problemas sociais e gerar soluções surpreendentes.
O projeto iniciou-se em janeiro com um levantamento de dados do município e seus maiores problemas, que se transformou em expectativa de que, com esse estudo detectado, fosse possível realizar em Sacramento um projeto de desenvolvimento sustentável para que a cidade pudesse evoluir de modo consciente.
O estudo revelou que, dos 17 objetivos da ONU, Sacramento se identifica com quatro: trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; e parcerias e meios de implementação, sobre os quais foram criados quatro grupos de trabalho para para direcionar com mais clareza os problemas encontrados.
Grupo Capital Humano: para levantar as necessidades relacionadas à educação de qualidade e qualificação de mão de obra, envolvendo empresas e ONG's da cidade.
Grupo do Turismo: levantar os atrativos da cidade, infraestrutura de acesso, hospitalidade, criação de roteiros e rotas, qualificação profissional, estratégia de negócios.
Grupo Terceiro Setor: onde são criados e desenvolvidos os projetos pautados pelos grupos Capital Humano e Turismo.
Grupo Executivo: aprova e encaminha os projetos aos órgãos competentes e patrocina o Cidade Empreendedora.
A avaliação de Nancy Alemany é de que o projeto tem sido bem desenvolvido na cidade e que vai alcançar a expectativa de todos. “Tem sido muito receptivo e está evoluindo. Eu acredito que as metas vão se superar”.