Uma caminhada promovida pela Academia Vida nesta sexta-feira 8, marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e coordenado pela educadora física, Thaísa de Santi, saiu da praça Cgo. Hermógenes (da rodoviária) às 8h da manhã, e seguiu até a praça Getúlio Vargas, onde houve a culminância.
De acordo com Thaísa, a Academia Viva trabalha com a promoção da saúde, através de atividades diversas e encaminhamentos para tratamento médico quando necessário. “A maioria dos participantes da Academia Viva são mulheres, que recebem na sede do Centro de Atendimento ao Idoso (CAI), um atendimento integral, que começa com uma saudação de boas-vindas e início das atividades físicas e lúdicas, visando sempre a promoção da saúde e da qualidade de vida”, explica, resumindo os exercícios.
“As atividades começam com a caminhada nos PSFs, todas as manhãs, às 7h; às terças e quartas-feiras, das 8 às 9h, ginástica, seguida das aulas de Pilates, introduzido mais recentemente, e que teve uma grande repercussão, por ser novidade e por trabalhar o alongmeno, fortalecimento do corpo e da mente”, explica.
Visando também a saúde dos funcionário/as que trabalham, a Academia Viva oferece, de segunda à quinta-feira, das 16h às 20h, aulas de step e jump; ginástica localizada; tábata e funcional, também na sede do CAI. Já a hidroginástica é dada no Ginásio Marquezinho, às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h. Todas essas práticas esportivas e de ginástica são de responsabilidade das professoras de Educação Física, Thaísa e Gabriela Justino; Prof. Fernando Oliveira, e a estagiária, Taciana.
Thaisa conclui as informações parabenizando as mulheres pelo seu dia e, sobretudo, por cuidarem de si mesmas. “Mais que parabenizá-las pelo seu dia, as cumprimento por terem a consciência de cuidarem de si mesmas acima de tudo. Não somos só atividades físicas, somos um todo e a Academia Viva está ajudando a cuidar delas nesse sentido, não importando a faixa etária. Temos alunos e alunas dos 14 aos 70 anos. Não importa, estamos de braços abertos para receber a todos e todas para as atividades”.
Exemplo de cuidado - Para Maria de Lourdes Gonçalves Borges 68, a Academia Viva é tudo de bom. “Estou na academia há 24 anos, comecei na primeira gestão do prefeito Biro, no início do projeto, por orientação do ortopedista Dr. Reinaldo. Na época, eu tinha muitas dores na perna... Comecei as atividades e, graças a Deus, sarou tudo, sem tomar sequer um remédio, tudo por conta das atividades. Passei a ser outra mulher. E nunca mais parei as atividades”, exemplifica, enaltecendo também sua performance diária.
“Amo hidroginástica, natação, ginástica localizada. Enfim, sou outra Lourdinha, danço, canto”, revela. Casada com Jaime Alves Borges, é mãe de cinco filhos, nove netos e uma bisneta. Lourdinha é exemplo de mulher pelo cuidado consigo mesma. “Faço de tudo em casa, eu sou minha empregada, lavo, passo, faxino a casa... Mas tem uma coisa. Posso ter o serviço que for, chegou a hora das minhas atividades físicas, largo tudo e vou. Quem gosta da gente é a gente mesmo, então temos que nos cuidar”, ensina.