Eram 9h30 da manhã de sábado 21, quando a primeira categoria, 'Égua Júnior'', entrou em pista para ser julgada e já era noite quando o juiz Luquinha Fernando anunciou o último resultado da Copa de Marcha Mangalarga Marchador na sua 10ª edição, uma das mais disputadas copas desde quando foi realizada pela primeira vez na cidade.
Tudo começou em 2010, quando o criador de cavalos mangalarga marchador, Antônio Clarete Zandonaide iniciou a Copa de Marcha de Sacramento, como ele diz, com fé e muita coragem e o apoio do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro “E não é que foi um sucesso!”, comentou o criador em entrevista ao ET no Parque de Exposição, minutos antes do início das provas.
Apreensivo por conta do atraso de alguns criadores, Clarete manifestou sua alegria por estar realizando a décima edição da Copa. “Especialmente, hoje, ao comemorarmos dez anos de Copa estou muito feliz por receber todos esses criadores aqui no Parque de Exposição. Tenho o maior prazer em recebê-los e fico muito feliz pela sua participação e prestígio que os criadores nos dão, sinal de que o evento está sendo muito valorizado”, agradeceu.
Copa de Marcha só enriquece o Haras HZ
Para o prefeito Wesley De Santi de Melo, “a Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador só enriquece a história do Haras Zandonaide e de nossa cidade, prestes a completar 200 anos”.
De acordo com o prefeito, o mérito é do criador Antônio Clarete Zandonaide. “Se hoje estamos sediando a 10ª Copa, devemos isso ao Clarete. E temos que parabenizá-lo, porque 32 anos de criação de uma das raças mais valorizadas entre os equinos, e sempre levando o nome de Sacramento nas diversas exposições e copas pelo Brasil, não deixa de ser um grande mérito, um serviço que presta à cidade.
Por isso, temos que parabenizá-lo e toda sua equipe; e dar as boas-vindas aos criadores de outras cidades que nos prestigiam com sua honrosa participação, em especial pelo grande apreço que têm pelo Clarete”, afirmou, destacando que a Prefeitura deu-lhe todo apoio necessário para a realização da Copa.
“Este é um momento especial, porque, Sacramento, através do sr. Clarete, idealizador desta Copa, com seus 32 anos de tradição na criação do cavalo mangalarga, tem levado lá fora o nome de nossa cidade. Em nome do povo de Sacramento agradecemos, por tudo que feito por nossa Sacramento, que caminha rumo aos seus 200 anos de história, deixamos-lhe o nossos reconhecimento”, disse, entregando-lhe, juntamente com o vice-prefeito Juninho Trevisan, uma placa de prata com os dizeres:
“Podemos julgar o
coração de um homem
pela forma com que ele
trata os animais”.
(Immanuel Kant)
“Antônio Clarete Zandonaide, o Governo Municipal parabeniza Vossa Senhoria pela realização da 10ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador, destacando-se como empresário e criador desta valorosa raça. E ainda manifesta o reconhecimento pela divulgação nacional do nome de Sacramento em tão elevado patamar”.
E seguiram-se os discursos, dentre outros, de Alexandre Siviere, Diretor do Núcleo dos C.C.M.M/TM, que considerou a homenagem justa e merecida. “Clarete está sempre projetando o nome de Sacramento e região pelo Brasil”, frisou, agradecendo a participação e presença de todos os criadores, convidando-os para a VI Copa de Marcha, no próximo dia 5 em Uberaba.
Entrevista Clarete Zandonaide
Ter um criatório foi sempre um sonho que cultivei
Fazendo um retrospecto desses 32 anos de Copa de Marcha, Clarete Zandonaide, recordou algumas passagens desses dez anos de evento, em entrevista ao ET.
Quando tudo começou
A Copa de Marcha de Sacramento é o coroamento de um trabalho de 32 anos, desde a criação do Haras Zandonaide. “Comecei o investimento em 1987. A primeira égua que comprei, em 1991, foi a 191 da Tozana, depois adquiri a Jurema do Capim Velho, do Haras do Lione e não parei mais”, recorda.
Seu primeiro grande animal
A égua Jurema do Capim Velho foi meu primeiro grande animal no criatório. Ela fez a Iara HZ, meu maior sucesso na história do Haras, detentora do título de Campeã Nacional. Depois, veio outro grande campeão, o Muçum HZ, um cavalo que tem mais de 110 títulos na associação. A Iara foi uma égua que morreu dentro do meu criatório com 31 anos. E o Muçum está lá, todo vigoroso e hoje ele fica 'pajeando' as meninas de 15 anos que vão ao haras fazer fotos. Ele não participa mais de exposições, é um cavalo que a gente tem amor demais, porque foi um sucesso na pista”, revela.
Maiores emoções em pista
Emoções ao longo desses anos foram muitas... “Mas a maior delas foi, sem dúvida, no ano de 2000, quando a Iara HZ foi Campeã Nacional de Marchae Raça, na Exposição Nacional em Belo Horizonte, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). Essa égua me deu vários frutos. Ainda temos filha dela no nosso haras e em outros haras.
Paixão pelos cavalos
Clarete não tinha tradição ruralista, mas toda vida gostou de cavalos. “Então, é uma satisfação muito grande a gente ter animais como esses, a gente fica apaixonado, porque são animais muito dóceis, eles retribuem o carinho que temos por eles. Chego no haras e eles vêm para a gente passar a mão. E se a gente está estressado sai tranquilo”.
Diz mais que é uma paixão que vem de longe.. Sempre gostei de cavalos, uma paixão que em de longe, e ter um criatório foi também um sonho que cultivei. Mas como trabalhava em nossa loja, de sociedade, não podia criar, pois é uma atividade que exige muito cuidado, muita presença. Mas quando vi a oportunidade, iniciei o investimento. Aliás, iniciai a atividade conciliando as duas atividades, a loja e o Haras HZ, até que passei tudo para os meus filhos e fui cuidar dos meus cavalos, como sempre sonhei, acho que nos últimos dez anos”.
Sua última Copa de Marcha
Em 2018, na 9ª Copa de Marcha, Clarete adiantou que realizaria a 10ª Copa e se aposentaria, mas na entrevista, já fazia planos para a Copa dos 200 anos de Sacramento, em 2020. Brincamos, afirmando que ele não conseguiria, ele só sorriu, como que dizendo: “Vamos ver, o tempo dirá!” - e completou: “Eu preciso descansar, vou só participar e assistir. Vou passar o bastão para o meu neto Thiago, meus filhos, e os meninos que gostam e cuidam tão bem dos nossos animais, o Daniel, Chinaider, Alcione, Henrique. Vou dar-lhes todo apoio, mas não vou estar à frente do evento, não”.
Homenagem do Executivo
Referindo-se à homenagem recebida do Executivo Municipal pelos dez anos de Copa de Marcha em Sacramento, ainda emocionado, após a cerimônia, em que recebeu o Cartão de Prata das mãos do prefeito Wesley e vice, Juninho Trevisan, Clarete disse: “Estou muito emocionado e feliz, porque esta é a segunda homenagem que recebo este ano. A primeira, foi da Associação Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Belo Hozionte, em junho último, e esta, agora, de minha cidade natal. Portanto, a satisfação é muito grande. Quero agradecer ao Baguá e ao Juninho, porque uma homenagem desta em nome da minha cidade, muito me emociona. Mas gostaria de compartilhar esta honrosa homenagem, em primeiro lugar a todos aqueles funcionários do Haras HZ e a todos que me ajudaram a realizar essa 10ª Copa de Marcha”, reconheceu, estendendo outros agradecimentos.
Um apoio integral
“São muitos os agradecimentos. Primeiro, à Prefeitura, especialmente por este ano, pela equipe coordenada pelo Marino, que deixou o parque prontinho para o evento, a começar pela limpeza geral do pátio, dos banheiros, da pista, das baias, energia funcionando. Na pessoa do prefeito Baguá, agradeço a todos os funcionários pelo excelente trabalho que fizeram para deixar tudo pronto”, reconheceu, estendendo seu reconhecimento pelo apoio e patrocínio às empresas, Café Marques da Costa, que entrou com a premiação para os campeões; ao Laticínio Scala e Ração Scala, Posto Santo Antônio, Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, Instituto Mineiro de Agropecuária, COASA, Grupo Trevisan”.
Amadeu Costa:
Sacramento está se tornando um celeiro de grandes animail
Para o criador proprietário do Haras Calafate, Amadeu de Oliveira da Costa, atual presidente do Núcleo de Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, Clarete conseguiu em Sacramento uma copa de alto nível, pelo número de animais e variedade de regiões presentes.
“Clarete é uma pessoa que consegue congregar e atrair criadores pela excelência de seu trabalho e essa tradição tem que ser mantida, porque Sacramento está se tornando um celeiro de grandes animais e já com vários criadores. Nosso núcleo se sente lisonjeado, porque temos cinco copas, duas em Uberlândia, uma em Uberaba, uma no Haras Calafate e essa de Sacramento que reúnem animais de altíssima qualidade. Portanto, dez anos é pouco considerando os mais de 30 anos como criador e a contribuição que deu à raça”.
De acordo com Amadeu, o mangalarga marchador está em ascensão, sendo considerado hoje uma das raças mais valorizadas comercialmentee. “Aqui hoje, por exemplo, temos animais de R$ 3 mil a R$ 800 mil”, informou, comemorando a premiação de dois animais de seu haras: o Lancelot do Calafate, Campeão dos Campeões de Marcha e a Pâmela do Calafate, premiada como reservada campeã em sua categoria.
Gustavo Galassi
Reconhece o criador Clarete Zandonaide que o sucesso de seu Haras HZ se deve também, além do plantel de excelência que sempre cultivou, ao apoio de grandes criadores Brasil a fora. De acordo com o empresário Gustavo Galassi Gargalhone, de Uberlândia, por exemplo, falando ao ET, reconhece que seu pai, o criador Lioni Gargalhone e Clarete são os criadores mais antigos e tradicionais do Triângulo Mineiro.
“O Haras Capim Velho, de meu pai, sempre participou em Sacramento. Das dez edições, não estivemos presentes em apenas uma. E dada a sua amizade, ele afirma que tudo que o Clarete fizer em Sacramento estamos juntos, porque ele é um grande parceiro nosso em Uberlândia. E o bom do cavalo mangalarga marchador é isso: todo lugar que a gente chega tem amigos e uma recepção gostosa como a que temos aqui”, elogia, destacando que o mangalarga machador faz parte de sua vida, desde o tempo do avô”.
“O nosso criatório começou com meu avô Virgílio Galassi, passou para meu pai, que conta com minha ajuda e já estou ensinando para os meus filhos, porque é um ambiente muito bom, que vai passando de geração para geração. E, a exemplo do que aconteceu comigo, está acontecendo com Thiago Zandonaide.”
Copa de Marcha tem seu viés social
Finalizando, Tereza destaca ainda a feliz parceria com a APAE, entidade responsável pelo almoço dos visitantes e o comes-e-bebes ao longo do dia. “É uma parceria de longa data. A APAE vem com a equipe para fazer o almoço, nós damos uma ajuda nos ingredientes e a entidade vende, além do almoço, espetinhos, mini-pizza e refrigerantes. Pelas informações das meninas da Apae, é um dos eventos que mais rende para a instituição. De nossa parte ficamos felizes, pois é uma forma do evento demonstrar também o seu lado social”.
A diretora da APAE/ Escolinha Tio Tofe, Susney Jerônimo (foto), mais uma vez agradeceu à família Zandonaide pela parceria firmada há tantos anos e que mobiliza toda a entidade ao longo do dia, 50 funcionários e mais 26 voluntários da diretoria.
“Este evento faz parte do calendário da Apae e para nós é tão importante como qualquer outro, porque vem somar na parte financeira para nossa instituição”, reconhece, ressaltando outro aspecto importante. “A presença de muitas pessoas de fora nos dá oportunidade para divulgar o trabalho da Apae de Sacramento, até mesmo para reconhecer o quanto é importante o trabalho em prol da pessoa com deficiência”.
A 10ª Copa foi uma grande vitória do Clarete
No seu jeito tranquilo e sereno, trabalhando nos bastidores, Tereza Zandonaide, a esposa dedicada e atenta a tudo, faz tudo fluir como manda o figurino. Foi até difícil falar com ela. Mas livrou-se um pouco do comando para falar ao ET sobre esses dez anos em que esteve também sempre presente, acompanhando de perto toda essa trajetória vitoriosa do marido, confirmando o velho ditado do grande homem sempre com uma grande mulher.
Clarete é um vitorioso, começou do nada com o cavalo e hoje é conhecido no Brasil inteiro. Já recebemos visitantes de vários países das américas e da Europa, então isso é uma vitória”, afirma, ressaltando que a 10ª Copa também foi uma grande vitória.
“Cavalo é uma paixão do Clarete e que nos contagia a todos”. Tereza é consciente em fazer uma análise até mesmo clínica do marido. “A criação da Copa de Marcha em Sacramento foi para Clarete uma 'ressurreição', porque sua vida se transformou. Após viver deprimido com algumas situações, ele reviveu, ressuscitou para um novo e alegre estilo de vida. E eu sempre acompanhei, dando o maior apoio. Ajudo, porque isso aqui é vida pra ele”, explica destacando o progresso que houve ao longo desses dez anos.
Tereza encara todo seu trabalho como anfitriã do evento como uma diversão. “Eu participo de sua alegria, fico muito feliz quando vejo o povo aqui, prestigiando. Interessante que não é costume o café na mesa para todos, inclusive para os peões, mas fazemos questão. Na minha opinião, eles vêm para nos prestigiar, portanto merecem essa deferência. E acho ótimo organizar tudo isso, acaba sendo um divertimento”, revela, acrescentando uma pitada de ciúmes no marido: “O neto Thiago está revolucionando a raça”, e garante: “Enquanto o Clarete e o Thiago estiverem na Copa, estarei junto”.
Resultados finais da 10ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador
Marcha Convencional:
Égua Junior
Campeã: Espoleta PCA
Criador: Paulo Carlos Vieira de Assis
Res. campeã: Vigária D2
Criador: Dauto Naves Barbosa
Marcha Convencional
Égua Jovem
Campeã: Delta H.Z
Criador: Antonio Clarete Zandonaide
Res. campeã: Pâmela do Calafate
Criador: Amadeu de Oliveira Luiz da Costa
Marcha Convencional:
Égua Jovem
Campeã: Delta H.Z
Criador : Antonio Clarete Zandonaide
Res. campeã: Pâmela do Calafate
Criador: Amadeu de Oliveira Luiz da Costa
Marcha Convencional:
Égua
Campeã: Maraba Kaila
Criador: Silvio Marcio Conde de Paiva-Espólio
Res. campeã: Amora MVO
Criador: Martinho Vasconcellos de Oliveira Junior
Marcha Convencional:
Égua Adulta
Campeã: Brisa SRM
Criador : Marcelo Coelho
Res. campeã: A.R Onça
Criador: Antonio Renato Venceslau Rodrigues da Cunha
Marcha Convencional:
Égua Sênior
Campeã: A.R Magia
Criador: Antonio Renato Venceslau Rodrigues da Cunha
Res. campeã: A.R Liberdade
Criador: Antonio Renato Venceslau Rodrigues da Cunha
Marcha Convencional:
Cavalo Junior
Campeão: Francês do Peixotinho
Criador: Fernando Peixoto de Paula Lima
Res. campeão: Candidato Calambau I
Criador: Agropecuária Calambau Ltda
Marcha Convencional:
Cavalo Jovem
Campeão: Bacardi Calambau
Criador : Agropecuária Calambau Ltda
Res. campeão: Formoso Mocambinho do Brejinho
Criador: Cristiano Mendonça de Novaes
Marcha Convencional:
Cavalo
Campeão: Mestre H.C
Criador : Hélio Cardoso Alves Filho
Res. campeão: Épico do Bacuri
Criador: Marcelo Ciccone
Marcha Convencional:
Cavalo Adulto
Campeão: Nagal RRC
Criador : Ricardo Righi de Carvalho
Res. campeão:A.R Perfeito
Criador: Antonio Renato Venceslau Rodrigues da Cunha
Marcha Convencional:
Cavalo Sênior
Campeão: Lancelot do Calafate
Criador : Amadeu de Oliveira Luiz da Costa
Res. campeão:Calipso da Maria Medalha
Criador: Donizeti Antônio Borges
Castrado: Cavalo
Castrado Jovem
Campeão: Bitu H.Z
Criador : Antonio Clarete Zandonaide
Res. campeão: Imperador da Maria Medalha
Criador: Donizeti Antônio Borges
Exclusivamente Marcha
Picada – Égua
Campeã: Cevila CF Cercore
Criador : Jerson Luiz
Res. campeã: Belezinha IAD
Criador: João Otávio
Registros Provisórios
Marcha Batida fêmea
Campeã: Estimada H.Z
Criador : Antonio Clarete Zandonaide
Res. campeão: Bambina do Capim Velho
Criador: Lione Tanus Gargalhone
Registros Provisórios
Marcha Batida Macho
Campeão: Ebano Elfor
Criador : Emílio Fontoura Borges
Res. campeão: Diamante GCO
Criador : João Pedro