A escritora sacramentana Carolina Maria de Jesus foi homenageada com o I Slam para Carolina, realizado na praça Valadares da Fonseca (Rosário) na tarde do último domingo 10. A inédita promoção foi realizada pelo Slam Ondaka, de Uberaba e Slam Máster, com o apoio do grafiteiro sacramentano, Dênis Balduíno, e demais organizadores do grupo Hora do Rap, mantenedores da cultura hip hop na cidade, e da Secretaria de Cultura e Turismo do município. Na abertura, o coordenador do evento, Alessandro Dornelos, agradeceu o apoio dos parceiros.
Na oportunidade, Dornelos explicou que o projeto será desenvolvido ao longo de 2019 na cidade, inclusive com alunos da rede pública de ensino.
Dezesseis poetas participaram do evento, sendo seis de Sacramento: José Belisário, Jhonatan, Stella Beatriz, Eduarda Gabrielle, Hélida Marília e Douglas. Os demais vieram da cidade de Uberaba. Para o julgamento, os organizadores selecionaram aleatoriamente os jurados: Eliana Garcia Vilas Boas, Jhosy Oliveira, Antony Oliveira, Jéssica Natalyê Gomes e Marcos Vinícius.
Os três finalistas do I Slam Carolina na cidade foram: Wellington Sabino (1º lugar), Amanda Oliveira e Eduarda Gabrielle (2º), Edison Fernando Dias (3º).
A poetisa Eduarda Gabrielle, avaliou o evento de forma positiva. “Foi lindo, respeitoso! Sentimo-nos honrados em receber o “Slam para Carolina” em Sacramento”. Eduarda, também relatou ser sua primeira participação em batalhas de poesia e ponderou que “Sacramento é uma cidade de boas energias e vibrações”, sendo necessários mais eventos culturais para os poetas e artistas se expressarem".
Para Dênis Balduino, o evento foi um sucesso. “O pessoal gostou muito. Por ser o primeiro evento do tipo em Sacramento, avalio que foi excelente e acredito que a propaganda boca a boca, as pessoas falando umas para as outras poderemos ter muitos participantes”, comenta, dando a sugestão para o próximo.
Os poetas locais já podem começar a produzir seus versos sobre os assuntos que mais gostam, para o próximo Slam, no dia 14 de abril. “O tema é livre. 'Slam para Carolina' é o nome do Slam de Sacramento, portanto, os assuntos poderão ser os mais diversos”.
(Fonte: Eliana Garcia/ Fotos: Eliana Garcia e Dênis Balduino, publicado in www.facebook.com/culturasacramento)
O que é Slam
Slam é uma competição de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), considerando dois critérios: a poesia e o desempenho. O Slam para Carolina obedeceu às seguintes regras: Três poemas autorais, de até três minutos; proibido acompanhamento musical ou objeto de cena.