O sinal analógico de TV começou a ser desligado nessa quarta-feira 5 em municípios das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O prazo vai até o dia 12 deste mês no caso de alguns municípios. O grupo responsável pelo desligamento decidiu estender os prazos onde ainda não foi atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com sinal digital.
Entre as cidades que tiveram o sinal analógico de TV desligado nessa quarta-feira na região do Triângulo está Uberaba. Em Uberlândia e Juiz de Fora está previsto para esta sexta-feira 7, bem como em Juiz de Fora.
Segundo a Anatel, com o desligamento do sinal analógico, há a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.
"Os beneficiários de programas sociais do governo federal (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor). Os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site http://www.sejadigital.com.br/home ou ligar no 147. No mês de novembro distribuídos 280 mil kits segundo a Anatel.