Em reunião com a imprensa na última semana, o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, rebatendo as críticas relativas ao serviço odontológico prestado no município, destacou mudanças que estão sendo implantadas para melhorar o atendimento na cidade e na zona rural.
“- O serviço de atendimento das urgências em odontologia estava totalmente fragmentado e o paciente não tinha o seu tratamento continuado. Em razão do serviço estar sendo implementado as urgência passaram a ser atendidas pelas equipes do Programa Saúde em Casa” onde as pessoas possuem o vínculo”, justifica o secretário, afirmando que os usuários vão perceber a melhora e maior efetividade do serviço.
“- Estamos mudando todo o sistema sob a orientação dos professores da USP e introduzindo em todas as unidades odontológicas da Prefeitura o Tratamento Atraumático Restaurador - ART, um processo que não necessita de anestesia, nem de motorzinho. Como funciona? A partir do aparecimento de uma cárie, utilizando um instrumental denominado cureta, o dentista inicia o tratamento saneando toda a boca do paciente. Sem usar motor, ele retira todas as cáries e faz a restauração com o ionômero de vidro, uma resina que contém flúor. Com isso, as cáries não vão evoluir e, dificilmente, a pessoa irá precisar de um tratamento de canal ou perder um dente, por exemplo”, explica.
De acordo com Reginaldo, embora no início seja mais trabalhoso, pelo fato de o dentista fazer o tratamento completo, isto é, restaurando todas as cáries de cada um dos pacientes, o procedimento é mais rápido e possibilita o tratamento de muito mais pessoas. Ressalta, entretanto, o secretário que “os pacientes que apresentarem problemas mais complexos, por exemplo a necessidade de um canal, serão encaminhados aos especialistas que atendem no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) na UBS Aracy Lopes Pavanelli”.
Destacando que o CEO conta com oito dentistas, sendo dois para pacientes especiais e odontopediatria; dois para cirurgias; dois para periodontia e dois para endodontia, Reginaldo reconhece que as metas não vem sendo alcançadas devido a grande demanda, razão de estar implantando algumas mudanças.
“- As mudanças implementadas começaram com o aumento das horas trabalhadas. No governo anterior, o dentista fazia 20 horas semanais, Neste momento passamos para 30 horas, possibilitando o aumento de atendimentos. Remanejamos dentistas para o CEO para cumprir metas, conforme previsão do programa”, destaca, mostrando os dados:
De acordo com a planilha mostrada aos presentes, o serviço odontológico de 2017, teve um aumento de 15.524 atendimentos a mais que em 2016, totalizando 53.082, assim divididos: atendimentos odontológicos, 52.069; odontopediatria/pacientes especiais, 773 e próteses, 240.
Para alcançar esse resultado, a Atenção Básica - que é o serviço prestado pelo governo municipal através do SUS - conta com sete equipes de saúde bucal, sendo 7 dentistas no Programa Saúde em Casa; 12 dentistas clínicos de apoio matricial e um dentista auditor. No CEO, há mais oito dentistas para tratamentos especializados; e ainda, o município conta com o Laboratório Regional de Prótese Dentária - LRPD com dois dentistas e um técnico em prótese dentária.
Referindo-se ao atendimento de pacientes nas comunidades rurais do município, Reginaldo explicou o que vem ocorrendo.
“- O contrato com o dentista Dr. Ricardo, que atendia as comunidades rurais, venceu no dia 22 de março, e havia uma previsão de que o mesmo não renovaria em virtude de ter outro serviço em evidência, mas no dia 26, Dr. Neílson assumiu esse atendimento. O dentista de apoio, que atendia também a zona rural, vai agora reforçar o atendimento do CEO na cidade reforçando assim o atendimento especializado para a Zona Rural que não era disponibilizado. Portanto, não paramos serviço algum, estamos remanejando os profissionais, adequando o sistema de serviços em busca de maior qualidade e efetividade tanto na cidade como na zona rural”, explicou.
Programa Saúde na Escola – PSE
A partir de 2013, todos os municípios do país se tornaram aptos a participar do Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
Em Sacramento, o programa foi implementado em 2017, com o objetivo de cumprir 12 metas, conforme termo de compromisso assinado pela secretária de Educação, Cibele Magnabosco e o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, para funcionar em todas as escolas da cidade e zona rural, incluindo creches e instituições beneficentes diversas.
Semana Saúde na escola
Dentro do PSE, as Secretárias de Educação, Esportes e Saúde realizarão de 02 a 07 de abril a Semana Saúde na Escola com a participação de todas as Escolas, creches e instituições de Sacramento.
Cada escola elaborou a sua programação e, no dia 07 de Abril, comemorando o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde todas as escolas sairão em passeata rumo a praça da Basílica onde haverá uma grande concentração às 8 horas da manhã. Após, todas as escolas participarão de uma manha de lazer na Praça de Esportes.
As creches da cidade participarão deste dia de lazer no dia 05 de abril também na Praça de Esportes.