A instrutora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Aparecida de Lourdes Alves, esteve em Sacramento esta semana, 27 a 29, ministrando, em parceria com o SPRS (Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento), o curso, 'Treinamento de Boas Práticas de Fabricação de Queijos', para 11 produtores rurais.
Explicando o curso, a instrutora disse que os participantes conheceram todas as leis que regem o queijo artesanal e o Procedimento Operacional Padrão (POP) para instalar uma queijaria. “O POP nada mais é do que aquilo que deve ser feito todos os dias, a higiene da queijeira, limpeza dos latões, manipulação do leite, hábitos estes que têm que ser padronizados e realizados diariamente num ambiente também adequado, por isso, cada um deles recebeu uma planta baixa da construção de uma queijaria, que eles próprios podem dimensionar, expondo cada um dos produtores o fluxograma da sua produção, que é uma exigência da Lei 1252”, detalhou, exemplificando:
“- Nesses cursos, focamos muito no cumprimento da lei. São exigências simples, porém de grande importância para comercializar a produção, primeiro através de um certificado da Emater, garantindo a sua venda no Estado e, depois, a aprovação do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que garante a comercialização no país e no exterior”, explicou, mostrando alguns cuidados:
“A matéria prima, no caso o leite, entra por uma porta, passa por todo o processo de fabricação e sai como um queijo embalado por outra porta. O cuidado com a higiene é fundamental. Aliás, esses cuidados são responsáveis por assegurar a qualidade do queijo, de todos os produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo. É por isso que, para receber certificado da Emater e do SIF o produto atravessa diversas etapas de fiscalização e inspeção, cujas ações são orientadas e coordenadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Anima, da Secretaria de Defesa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Enfim, neste treinamento, estão aprendendo a organização daquilo que já produzem”, resume, informando que uma das aulas era conhecer a prática numa queijaria.
No final do curso, num prazo de 60 dias, de acordo com Aparecida, os produtores recebem um certificado da Emater. “Este certificado é oficial, vinculado ao MEC e ao Ministério do Trabalho, que legaliza a fabricação do seu produto, perante a legislação estadual, que no caso é o IMA, garantindo a sua comercialização em Sacramento e nas cidades vizinhas”, afirmou.
Quem é a sacramentana Cidinha Lourdes
Aparecida, conhecida pelos amigos como Cidinha é sacramentana, formada em Economia Doméstica, pela Universidade Federal de Viçosa. Ingressou na Emater/MG, onde trabalhou durante 33 anos, até se aposentar em 2005. Após a aposentadoria, ingressou no Senar Minas através de concurso, para o qual trabalha há 14 anos e explica.
“- Embora seja concursada no Senar, não sou funcionária. O Senar não tem funcionários, Somos autônomos, prestadores de serviços e o interessante é que hoje no Senar, faço o mesmo serviço que fazia na Emater, isto é, continuo na mesma linha de trabalho, porém com uma empresa autônoma, a Cima, terceirizada pelo Senar”.
Residente em Uberlândia, Cidinha é casada com o professor de Música, Lúcio Eustáquio, pais de dois filhos, o engenheiro João e Mary, professora de Língua Espanhola. “E estamos aí, sempre na luta, não podemos parar nunca e é uma atividade de que gosto muito”, reconhece.