Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Secretário de Esportes Renê Vilela visita Sacramento

Edição nº 1649 - 16 de Novembro de 2018

O Secretário de Estado de Esportes (SEESP), Renê Vilela, atual presidente estadual do PSB/MG,  que neste final de semana esteve em Uberlândia para assistir à final dos JIMI, passou por Sacramento na quarta-feira 14, acompanhado de Danylo Silva, secretário da Executiva Estadual. Na cidade, o grupo se encontrou com correligionários e desportistas e esteve na redação do ET, onde foi entrevistado. 

“Vimos ao Triângulo para a etapa final do JIMI que teve a participação de 192 municípios e reuniu mais de 10 mil atletas e neste percurso fizemos questão de virmos a Sacramento  a convite do Danylo, que esteve conosco na Secretaria de Esportes e pediu apoio para o esporte no município e também para conhecer o jornal que completa 50 anos”.

Falando aos correligionários e recebendo de cada um reinvindicações de benfeitorias para a cidade, Vilela justifica que a visita é uma oportunidade para divulgar o trabalho que vem sendo feito na área de esportes no Estado, envolvendo cada vez mais jovens,  profissionais e gestores e que tem revelado a cada ano jovens-talentos. 

“Hoje temos vários atletas que se revelaram a partir do JIMI e ganharam destaque estadual, nacional e internacional. E como sabemos que vários desses atletas, em especial as meninas do vôlei de Sacramento têm se revelado em grandes equipes no país, estamos recebendo essas reivindicações das forças políticas do PSB para dar a contribuição da secretaria”. 

 

‘Virada do Esporte’

Segundo o secretário, em dezembro, a Secretaria de Esportes inicia uma agenda de fomento, na qual Sacramento estará incluída. “Trata-se da agenda, Virada do Esporte que,  em parceria com  o SESC, FIEMG, Universidades e outras entidades, vamos estimular o esporte em cada canto do estado, para que ele seja lembrado e valorizado. O esporte não só trabalha a ética, mas educa, disciplina e é uma forma fundamental de inclusão e de prevenção contra o assédio, as drogas, criminalidade, enfim, a prática do esporte, além de ser saudável tem um papel social muito importante”, frisou o secretário.

 Ainda sobre a Virada do Esporte, Vilela ressalta outro objetivo importante do projeto. “Atualmente, os atletas de alta-performance revelados pelo JIMI são contemplados com o Bolsa-atleta, passando a estudar em universidades públicas do Estado. A partir de agora, vamos estender a Bolsa-atleta aos alunos participantes do JIMI que, mesmo não alcançando no momento o nível de alta performance, apresentam grande potencial na sua modalidade. Estamos lançando este mês o edital nesse sentido, para que as  universidades das cidades polos de Minas aceitem também esses atletas com o Bolsa-escola para que recebam um treinamento adequado, com professores qualificados e centros de excelência à disposição”, revelou. 

 

O futuro do secretário 

A partir de 1º de janeiro, o estado terá novo governador e consequentemente novos secretários e subsecretários nos diversos escalões. O secretário Renê Vilela ao ser questionado sobre o seu futuro, afirma que independente de qualquer coisa vai continuar trabalhando por Minas. 

“Vou trabalhar intensamente para que Minas seja cada vez melhor, independente de onde eu esteja”, afirma, acrescentando que o partido está dialogando com o governo eleito, porém com o intuito de recomendar questões que podem ser aprimoradas. “Estamos conversando com o vice-governador eleito, Paulo Brant, com o coordenador da transição, que é o vereador Matheus, de Belo Horizonte, mas isso no sentido de sugerir, recomendar questões que podem aprimorar o Programa de  Governo.

De acordo com o secretário, muitas dessas recomendações foram reconhecidas. “O que para nós é muito positivo, porque não basta ser eleito, um governo precisa ter condições de governança, sustentação na Assembleia, na Câmara Federal, enfim, de um esforço conjunto a bem do interesse em Minas. E é isso que nós esperamos. Sempre esperamos que cada governo que entra, mesmo nós muitas vezes discordando das propostas, esperamos que sejam assertivos a bem do Estado”, ponderou, justificando também que apoiou o futuro governador, Romeu Zema, no segundo turno, de forma incondicional. 

“O PSB mão trabalha condicionando apoio, com troca de favores, aliás combatemos isso na política, porém havendo interesse ou reconhecimento de que o PSB possa colaborar para melhor governabilidade, vamos evoluir, mas sempre defendendo as ideias nas quais acreditamos para Minas Gerais”. 


Fortalecimento no Estado 

Falando como presidente estadual do PSB, Vilela reconhece a importância da mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, destacando um desafio que motiva muito o partido, o fortalecimento e a organização do PSB no Estado.

“Elaborarmos de forma coletiva um projeto político para Minas Gerais, com diretrizes debatidas, um projeto estratégico de fortalecimento e nesse caso, essa região tem lideranças expressivas, tem história de uma política com ética, uma política que apresenta um modelo de como governar e legislar de forma transparente”, explicou, destacando o trabalho do ex-vereador Danylo Gonçalves. 

“O Danylo é um dos companheiros que valorizamos muito pela sua coerência, dedicação, trabalha com muita determinação, supera dificuldades e nunca abandona o bom caminho. E, desde o último dia 29, Danylo passou a integrar a Executiva estadual como porta voz do Triângulo e também com a responsabilidade de nos ajudar a pensar o PSB em todo o estado. E vamos trabalhar intensamente em toda a região e vamos fazer isso com os companheiros que estão aqui, porque defendemos uma representação regionalizada e setorizada, por isso contamos com membros dos movimentos populares, juventude, movimento negro, sindical, enfim, de todos os setores e isso qualifica muito as propostas do partido”.