O Ministério da Saúde lançou nessa terça-feira 13, campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de mobilizar toda a população sobre a importância de intensificar, nesse período que antecede o verão, as ações de prevenção contra o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya.
Com o slogan "O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito", a campanha ressalta que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, e que a vigilância deve ser constante.
Segundo o secretário Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos os dados do município apontam aumento nos casos de dengue em relação a 2017, quando foram comprovados apenas 11 casos da doença. Já este ano, quase sextuplicou o índice, de janeiro a outubro de 2018 foram confirmados 63 casos.
“A preocupação com a prevenção será maior para 2019, porque normalmente o número de casos da doença aumenta muito num ciclo histórico de 3 em 3 anos. Em 2016 foram notificados mais de mil casos da doença (1.140), dos quais, 733 foram positivos com a morte de 3 pessoas por complicação da dengue”, lembra o secretário, alertando que os meses de novembro a maio são considerados ‘período epidêmico’ para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porque o calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do mosquito.
“- É o momento em que todos - União, estado e municípios, e a população em geral - devem ter maior atenção e intensificar os esforços para não deixar a larva do mosquito nascer”.
O coordenador do Programa de Controle da Dengue em Sacramento, Newton Cassimiro, completa, conclamando a população a redobrar os cuidados com água parada nas residências, por exemplo em recipientes, nos vasos de plantas e no lixo do quintal. “Esse trabalho é de fundamental importância, pois com essas ações simples, os moradores estão apoiando o trabalho dos agentes de endemias”, frisou.