Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sargento da PM morre após ser baleado por ladrões na BR-050 em Uberaba

Edição nº 1615 - 23 de Março de 2018

O sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Gilmar de Oliveira, 51 anos, ex-professor da Escola Rousseau, nos anos de 2002 a 2007 e 2016, foi baleado e morreu após tentativa de assalto nas proximidades do radar eletrônico da rodovia BR-050, região do bairro Alvorada, em Uberaba. 

De acordo com as informações, por volta das 2h, sargento Gilmar retornava de São Paulo, após realizar exames e consulta médica por conta de tratamento de um câncer, na companhia de outro militar, que estava ao volante.  Ao se aproximar da barreira eletrônica, o veículo ocupado pelos militares foi atingido por objetos cortantes, provocando o estouro de um dos pneus. Ao parar no acostamento, dois indivíduos armados saíram do meio do mato e anunciaram o assalto. Ao perceberem que as vítimas também estavam armadas, dispararam várias vezes contra os militares, que revidaram a agressão com troca de tiros. Um dos disparos atingiu o sargento Gilmar na parte frontal da cabeça. 

Gilmar chegou a ser socorrido no Hospital de Clínicas da UFTM por viatura da PM que estava nas imediações, mas depois de sofrer duas paradas cardíacas, não resistiu aos ferimentos e veio a  óbito às 4h20.


Suspeitos de matarem sargento morrem durante troca de tiros com a polícia
David Oliveira da Mota 29 e Luciano Mendonça 46 foram mortos durante troca de tiros com policiais militares num rancho no município  de Água Comprida (MG), por volta das 21h dessa quarta-feira 21.  Eles são suspeitos de matarem, o sargento PM Gilmar Oliveira, de 51 anos, durante assalto na BR-050 na madrugada de quarta-feira. 
Os dois estavam escondidos no Rancho da Mata e, ao perceberem que estavam cercados, começaram a disparar tiros. Os militares revidaram e os dois homens foram baleados. Em seguida, foram levados para atendimento médico-hospitalar, mas não resistiram.  Durante o roubo, os dois suspeitos fugiram levando uma arma e um colete a prova de balas do sargento. A pistola roubada do sargento foi recuperada.
 De acordo com a PM, após informações dando conta de que os suspeitos estariam num rancho às margens do rio Grande, na região de Água Comprida, foi montada operação para o deslocamento até o local e averiguação. No local, os militares tentaram contato, sem sucesso e os suspeitos tentaram fugir sentido ao rio Grande. Mas ao se verem cercados, passaram a atirar e os militares revidaram, havendo troca de tiros. Quando os disparos cessaram, os militares se aproximaram e perceberam os suspeitos caídos, alvejados, mas com vida. 
Na casa, PM encontrou uma mulher e quatro crianças, dois veículos e  dinheiro 
No local, foi encontrado próximo aos indivíduos um revólver calibre .32mm, oxidado, com o cabo envolvido com uma fita adesiva na cor amarela e dois cartuchos deflagrados e uma pistola Taurus, calibre .40mm, com capacidade para 15 cartuchos, sendo que sete cartuchos se encontravam intactos e um desses se encontrava alojado na câmara.
Os suspeitos baleados foram levados até a Unidade Hospitalar da cidade de Água Comprida para atendimento. Enquanto a outra equipe deu continuidade às buscas na residência  no rancho. Na casa, foram encontradas uma mulher e quatro crianças trancadas em um dos quartos. A mulher relatou aos militares que vinha sofrendo agressões físicas de um dos autores, com quem mantinha relacionamento e um filho.  A mulher relatou, ainda, que possui medida protetiva contra ele, mas acabou indo  para o rancho por medo. 
No rancho foram encontrados também dois veículos com  indícios de adulteração: Fiat Strada, placas ELZ-2993 e Fiat Brava, placas GZF-5587. No Fiat Strada  foi encontrada uma bolsa contendo R$ 15.680,00 em notas diversas. Os dois veículos, o Fiat Strada e Fiat Brava (placas GZF-5587), foram removidos ao pátio conveniado. A mulher e as crianças foram encaminhadas ilesas à sua residência.
Durante as buscas aos criminosos envolvidos no latrocínio do sargento Gilmar, ocupantes do helicóptero Pegasus, da PM de Uberlândia, localizaram veículo em meio a canavial de fazenda, à margem do quilômetro 822 da BR-262. Segundo informações do registro da PM, Patrulha Rural do 67º BPM, que foi acionada para ir ao local, o veículo escondido é uma picape Fiat Strada, placas OAX-7322/Frutal (MG), com queixa de roubo.