Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

São Roque de Minas sedia Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal

Edição nº 1619 - 20 de Abril de 2018

A cidade de São Roque de Minas sediará no próximo dia 2 de junho o 11º Concurso  Estadual do Quejo Minas Artesanal, que reunirá os 20 vencedores dos concursos  na regiões produtoras, Araxá, Serro, Canastra,  Triângulo Mineiro, Cerrado, Salitre e Campos das Vertentes. Sacramento, embora faça parte da região de Araxá, assim como outras oito cidades, Campos Altos, Conquista, Ibiá, Medeiros, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha e Tapira não estão entre os municípios participantes do concurso.

O reconhecimento das regiões é respaldado por estudos que avaliam o processo de fabricação e as características peculiares do local de origem, como a história, a economia, a cultura e o clima, entre outros. 

De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão estadual credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente há 268 produtores mineiros cadastrados, aptos para a produção de Queijo Minas Artesanal e habilitados para vender dentro do território mineiro.

Os cinco queijeiros selecionados para representar a região, conforme concurso prévio realizado em Araxá, dia 13 de abril são os seguintes: Antônio Onofre dos Passos, Iran Gonçalves de Castor e Luís Carlos do prado, de Ibiá; Reinaldo Antônio de Lima (Araxá) e Ronaldo José Lemos (Campos Altos).

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal em São Roque de Minas, região vai acontecer durante o Festival do Queijo da Canastra. A comissão julgadora formada por profissionais ligados à área irá escolher os sete melhores queijos do estado. Os queijos serão avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. A disputa será dividida nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Seapa e da Emater-MG.