Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santa Casa inaugura Galeria dos Provedores

Edição nº 1626 - 08 de Junho de 2018

A Santa Casa de Misericórdia de Sacramento inaugurou no dia 1º de junho a Galeria Riceiro Lenza, com as fotos de todos os provedores que passaram pela instituição. O patrono da galeria foi um fazendeiro criador de gado que doou o terreno para a construção daquele hospital, em 1944.

Dois filhos do homenageado estavam presentes, Elenice e Cacildo Lenza, que se emocionaram ao lembrar a figura paterna. “Meu pai era tudo de bom, era 'o cara', como se diz hoje sobre grandes homens. E dizer muito obrigada é pouco para eu manifestar o quanto estou feliz com essa homenagem. Meu pai tinha um desprendimento muito grande, não ficou rico porque era pura doação para a família e para aqueles que necessitavam”. 

De acordo com a filha, seu pai casou-se com Geralda e juntos constituíram uma grande família. Além de Ester, do primeiro casamento, teve os filhos: Elenice, Riceiro Jr (falecido), Alvarez, Adalberto, Albano, Cacildo, Carlos e Generoso. “Para nossa família essa homenagem é muito importante e recebida com carinho por todos. Eu, com os meus 78 anos, vivo este grande momento de felicidade”, disse, reconhecida.

 Cacildo Faleiros Lenza, radicado em Uberaba, que abrigou os pais até seus últimos dias, agradeceu a homenagem em nome da família lembrando a figura do pai como um homem que lutou com dificuldades sem jamais perder a sua dignidade e seu desprendimento. 

“- Não temos palavras para agradecer a vocês esta homenagem, na qual eternizaram o nome de nosso pai que, mesmo com uma vida difícil, com muitos filhos para criar, teve a visão e a grandeza de fazer a doação de um terreno  para a construção da Santa Casa de Sacramento. Morando com ele lado a lado, tive o prazer de aprender e ouvir inúmeras histórias. E, com que orgulho e satisfação ele falava da doação desse terreno, pela destinação que teve. Em meu nome e da família, muito obrigado”, agradeceu.

Marcaram também presença, Armando Marchiori, filho do provedor Petrônio Marchiori (1961). “Foi imensa a minha felicidade ao receber o convite, e principalmente por saber que ele deixou essa contribuição aqui como provedor, vice-provedor, tesoureiro. Hoje ganho este presente, a homenagem a meu  pai”, recordou agradecendo.

Dulcínia Bonatti, filha do provedor Angelo Bonatti (1952) também falou ao ET. “Papai faleceu há quase 30 anos e ser recordado de forma tão carinhosa, foi uma iniciativa muito feliz. Todos nós, familiares aqui presentes, nos emocionamos com essa lembrança. Isso é história, como a Santa casa é história viva. Nossa família está muito agradecida”.