Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sala de vídeo monitoramento começa a operar

Edição nº 1638 - 31 de Agosto de 2018

Por trás dos olhos eletrônicos, são os olhos humanos que monitoram a movimentação. Três guardas municipais cedidos ao Conselho de Defesa Social de Sacramento (CDSS) estão de olho 24 horas por dia nos monitores da sala de vídeo monitoramento montada na sede da 184ª Cia da Polícia Militar, onde chegam as imagens de 12 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Em fase de teste desde o último dia 8, o sistema começou a operar em definitivo a partir do dia 24, quando o prefeito Wesley De Santi de Melo; o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues; vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior; presidente do CDSS, Onézio Francisco Cruvinel; Major  Ademir Vicente Fagundes, representando o comandante do 37º BPM; Tenente Coronel Fernando Marcos dos Reis, e Tenente Belchior dos Reis Carvalho, comandante da 184ª Cia PM de Sacramento, descerraram a placa que marcou a inauguração. 

 

Sistema ajuda a diminuir a  criminalidade 

Antiga reivindicação dos sacramentanos, diante da avassaladora onda de violência que vem acontecendo nas cidades de pequeno porte, em especial com assaltos e explosões de caixas de bancos, as 12 primeiras câmeras instaladas na cidade é o primeiro passo para inibir a violência.

“- É uma honra e alegria ver que uma luta de anos e anos do Conselho para instalar essas câmeras está consolidado e só tende a crescer. Este monitoramento é um ganho muito grande, valoroso para a cidade e a sociedade agradece, sobretudo ao prefeito Wesley que deu o passo inicial. Em nome de Sacramento, muito obrigado!”, agradeceu o presidente do Conselho, Onézio Cruvinel, na cerimônia que aconteceu na sede da 184ª Cia da PMMG/Sacramento.

 

Marco zero do vídeo monitoramento

 

Os representantes da PMMG, Tenente Carvalho e Major Fagundes também manifestaram a importância do sistema no combate ao crime e agradeceram a parceria entre o poder público e a PM de Minas Gerais. 

“- Agradeço a cada um do presentes, em especial   ao prefeito Wesley, que abraçou o projeto. Para nós, hoje, é um dia de festa pelo aniversário da cidade. Particularmente, peço licença para expressar outros dois motivos para comemorar a data: meu filho completa hoje 18 anos e, o outro, é que a data do aniversário de Sacramento representa também o marco zero do vídeo monitoramento, que  é  um ganho muito expressivo  para a cidade”. 

Fazendo comparação a outros sistemas instalados em cidades onde trabalhou, o oficial afirmou: “Digo a todos vocês, o sistema ora inaugurado não deixa a desejar em nada aos demais instalados em todo o Estado e mais ainda, somos pioneiros em leitura de placas, que possibilita dar alerta sobre veículos irregulares”.

Ten. Carvalho fez outros dois elogios, ao empresário Guilherme Borges de Rezende, da Net Tell, responsável pela implantação do sistema; e ao Cabo Alexandre Rodrigues Borges: “O Guilherme tem sido um grande parceiro da Polícia Militar e fizemos tudo isso com muita imparcialidade, transparência e compromisso com a segurança do município. E o Cabo Borges, Analista Criminal, responsável pelas estatísticas das ocorrências, que foi o grande diferencial nesse processo, pelo seu conhecimento da cidade e o seu conhecimento técnico, que favoreceu   muito na escolha dos pontos para a instalação das 12 primeiras câmeras, que pelo tamanho da cidade é uma quantidade excelente, mas há previsão de expansão do sistema já projetado para isso”. 


Vídeo monitoramento impede condenação de inocente

 

O Major Ademir Vicente Fagundes, em nome da PMMG, agradecendo a todos que contribuíram para a implantação do sistema na cidade, mostrou sua importância para o combate da criminalidade e para a segurança da população. “Ganha muito a cidade que é monitorada”, afirmou, revelando um fato ocorrido em Araxá, quando um inocente estava para ser condenado pela Justiça. 

“- Tivemos o homicídio de uma mulher, localizada próximo à represa da CBMM. Tudo indicava que era o ex-amásio, pois havia vários registros que levavam à Lei Maria da Penha. O ex-amásio foi preso e não tínhamos dúvidas de que ele seria condenado, mas quando a Polícia Civil começou a investigar as imagens, descobriu o verdadeiro assassino. O sequestro violento da vítima aconteceu em uma praça e o trajeto foi sendo registrado pelas câmaras até o local do crime, com a data coincidindo com o dia de sua morte. Por isso, digo sempre, que esse caso já pagou o preço do vídeo monitoramento, porque, com certeza, um inocente iria pagar por um homicídio e o verdadeiro criminoso, com extensa ficha criminal, ficaria solto. Relato isso, para mostrar à sociedade o quanto é importante o monitoramento de câmeras”, relatou, agradecendo ao poder público pela parceria com a PMMG e elogiando a sede da PM na cidade.

 

Empenho de tantas pessoas

 

O presidente da Câmara, vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, que sempre fez coro com os demais edis aos pedidos de monitoramento na cidade, além de ser presença nas reuniões para tratar do assunto, parabenizou o trabalho do Conselho de Defesa Social  e a atuação do prefeito Wesley em relação à segurança. 

“- Se este Conselho não tivesse sido instalado e funcionando legalmente, assim como o empenho da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar, ACE e empresários presentes nas várias reuniões, talvez, hoje, não estivéssemos aqui comemorando a instalação desse sistema”, ressaltou o vereador, agradecendo e comparando a tranquilidade de outrora com a violência dos dias atuais. 


Uma grande obra para a cidade

 

O prefeito Wesley De Santi de Melo iniciou sua fala agradecendo aos vereadores pela aprovação do projeto que firmou parceria com o Conselho. “Em menos de 15 dias, o projeto foi aprovado, então vocês também têm compromisso e fazem parte da segurança pública”, disse, lembrando que na campanha, o  segundo maior pedido dos eleitores era para a implantação do sistema de monitoramento de câmeras da cidade. 

À Polícia Militar deixou os agradecimentos pelo empenho, extensivos ao Comando Regional.  “Nosso comandante, Tenente Belchior Carvalho, desde sua primeira visita à Prefeitura, mostrou sua preocupação com a segurança. 

Ele vem fazendo aqui um trabalho diferenciado, por isso eu tenho que parabenizar a PM por todo esse empenho, extensivo ao presidente do Conselho de Defesa Social, Onézio Cruvinel; à Guarda Municipal, ao Ministério Público e ao empresário Guilherme Borges de Rezende, a quem fez deferência.

 “- Nós fazemos a parte burocrática, os investimentos, mas não fosse o empenho de Guilherme. Claro, ele ganhou a licitação, num processos transparente, e deu o melhor de si. O seu trabalho, a sua competência e responsabilidade têm todo nosso aval. Você está de parabéns, assim como o Cabo Borges, pois já viram que tiveram êxito, mesmo na fase de teste”. 

O prefeito Wesley concluiu seu pronunciamento destacando: “Fizemos nossa obrigação, nosso papel, dando mais condições para que a polícia desempenhe seu trabalho. A partir de hoje são mais 12 olhares que estão sobre a cidade, com três guardas trabalhando em turno na central de monitoramento. Cada câmera daquelas são os olhos da polícia. Estamos lhes dando mais condições e reponsabilidades e podem ter a certeza de que a Prefeitura e a sociedade serão sempre suas parceiras, porque precisamos apoiar estas ações de segurança”, concluiu.