Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento sediará audiência pública para discutir asfaltamento da rodovia da BR-146

Edição nº 1621 - 04 de Maio de 2018

Sacramento sedia neste sábado 5 uma Audiência Pública para discutir o asfaltamento da rodovia BR-146, projetada para ligar o Triângulo Mineiro ao Sul de Minas e dali a toda região Sudeste. O trecho compreende o asfaltamento da Estrada Ecológica Serra da Canastra, no município de Sacramento. 

De acordo com  o deputado federal Aelton Freitas,  traçado original da BR-146 existia no projeto ligando Patos de Minas a Araxá, Araxá a Tapira, Tapira a São Batista do Glória, São Batista do Glória a Guaxupé, e Guaxupé ao Rio de Janeiro. “Alguns trechos estão prontos, somente o trecho dois, que liga Araxá, Tapira, São Batista do Glória e Passos, não foi possível asfaltar por passar pela Serra da Canastra, e, como é uma área de preservação ambiental, a obra dificilmente será autorizada”, diz.

 Ainda segundo Freitas, o superintendente do Dnit em Minas Gerais, Fabiano Cunha, desenvolveu um projeto que altera o traçado da BR-146, colocando-a às margens do rio Grande. Ao invés de passar por Tapira, a rodovia passará por Sacramento, pelo planalto de Araxá e encontra a Serra da Canastra, na região de Delfinópolis, São Batista do Glória e, por fim, Passos. 

“- Estamos trabalhando para efetivar esse projeto. E conseguimos convencer a todos, principalmente políticos, para que traçado fosse esse do projeto do superintendente do Dnit. Somente teria que mudar o número para BR-464. Enfim, só falta o trecho 2 (Sacramento/São Batista do Glória/Passos) para ligar o Triângulo Mineiro ao sudoeste, sul de Minas e ao Rio de Janeiro, sem ter que passar por São Paulo”, explica o deputado Aeltom, informando que uma comitiva de Uberaba vai estar em Sacramento.

“- Estaremos presentes com uma comitiva de Uberaba par discutir o projeto e percorrer o trecho de 160 Km da BR 464, no trecho Sacramento Delfinópolis, para que todos possam conhecer. Com isso, damos condições de o Ministério Público autorizar, a Procuradoria-Geral concordar, e, com a aprovação, após a audiência, a rodovia passa a ser federal em leito natural. Tiramos a responsabilidade de alguns municípios de ter que zelar pela estrada, que é vicinal e bastante movimentada, passando para a União. Enquanto isso, o superintendente desenvolve o projeto para o asfaltamento, que terá custo um total de R$ 6 milhões. Pensando nisso, iremos inserir aos poucos recursos no orçamento”, revela o deputado.