Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento sedia 3ª Etapa Brasileira de Som Automotivo

Edição nº 1619 - 20 de Abril de 2018

Júlio Boca Eventos e Usina promoveram na cidade, no último domingo 15, a 3ª Etapa Brasileira de Som Automotivo'. No mesmo evento houve também concurso com entrega de premiação para Carros Rebaixados, Tunings e Encontro de Carros Antigos e Motociclistas. O evento, realizado das 9h às 18h, levou ao Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha centenas de pessoas, a maioria amantes do esporte e expositores. 

O ET conversou com alguns participantes sacramentanos premiados, como Leandro Ribeiro 26, campeão da categoria fixa com a VW Saveiro G3 prata, aro 18. “Já gastei muito dinheiro no carro, o que agrega valor para aqueles que gostam. E mais uma premiação é sempre bem-vinda”. 

De acordo com Leandro, que desde criança tem paixão por veículos rebaixados, no ponto de vista legal, para se rebaixar um veículo existem normas. “Temos que buscar um despachante e obter a aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para chegar aos dez centímetros permitidos pelo Detran, cujo limite é o filete do carro, onde se coloca o macaco e aí podemos rodar normalmente”. 

Como Sacramento não tem esses órgãos, os adeptos de carros rebaixados são obrigados  a regularizar a papelada em cidades vizinhas. Leandro conseguiu a licença em Franca, informando que precisa paciência. “É um procedimento muito burocrático, mas valeu a pena”, disse, explicando o cuidado que o dono do carro deve ter ao possuir um veículo rebaixado.

“- Meu carro tem chapas para protegê-lo dos esbarros no asfalto, foi levantado em toda a estrutura mecânica, então pega mesmo só as chapas. As rodas são grandes, mais finas,  tala 6, da espessura de um aro 13, com o pneu 6540, sem câmara de ar”, explica, ressaltando que em relação à velocidade não  muda nada. “Todos os meus carros sempre  foram baixos e não muda nada, ando inclusive em estradas de terra. Meu primeiro carro foi um Chevette rebaixado”. 

Leandro Ribeiro já participou de quatro eventos e acumula quatro troféus, dois dos quais conquistados em   Sacramento e avalia positivamente a sua realização na cidade. “Para mim é nota 10. Estou satisfeito em todos os aspectos, mas deveria ter mais vezes por ano, porque Sacramento tem mais de  30 veículos rebaixados”. 


Quem são os detentores de troféus da etapa

Além de Leandro, campeão pelo número de troféus conquistados em todas as participações, outros campeões foram Herbet Santos Cardoso, na categoria suspensão de rosca, com uma Saveiro 2011; Valdenir Lopes, mais conhecido como Gelinho, categoria fixa, com o Golf, aro 20; Leonardo Henrique, categoria suspensão a ar, aro 18, com uma Saveiro G5, 1º lugar, e Jonathan Rafael de Melo, vulgo Zói, na categoria suspensão a rosca, aro 18,  com a Saveiro  G3. E, dois vice-campeões, Henrique Cardoso, na categoria fixa, com uma Saveiro G4 e Juarez Jonas da Silva, o Graxa 42, o veterano da turma, outro amante de modelos rebaixados, mas só agora entrou na competição e levou seu primeiro troféu, 2º lugar, na categoria suspensão fixa, aro 20, com uma Parati G4 2009. 

“- Perdi o 1º lugar por dois centímetros. Eu exagerei um pouco no tamanho das rodas, que é limitado até aro 18, mas não perdi aí, perdi na altura, o  carro concorrente tem 13 cm de altura, o meu tem 15. Mas estou satisfeito. É minha primeira participação e já peguei o 2º lugar está muito bom. Sempre tive paixão por carros rebaixados, meu primeiro carro, uma Marajó era rebaixada, depois um Audi A3 aro 20, também rebaixado e outros dois, um   Golf G4 , aro 17, suspensão a ar e um Fiat Stilo, aro 20 e agora a Parati”, lembrou feliz com o troféu nas mãos.