Mais uma vez o setor de Saúde do município de Sacramento recebe reconhecimento nacional e está entre os municípios melhor avaliados no 'Edital de Chamamento Público - Agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres', programa do Ministério da Saúde para avaliar o trabalho realizado pelas prefeituras em todo o país.
Das 540 propostas de todo Brasil inscritas no edital, 65 eram de Minas Gerais, dos quais 11 trabalhos foram premiados: a cidade de Contagem com mais de 500 mil habitantes receberá R$ 250 mil e as outras dez cidades, com menos de 100 mil habitantes, receberão R$ 100 mil, dentre elas Sacramento. As outras nove cidades premiadas são, Conceição das Alagoas, Jaíba, Itamogi, Mamonas, Montezuma, Janaúba, Campestre, Frei Gaspar e Porteirinha.
De acordo com o secretário Reginaldo Afonso dos Santos (foto), a proposta do edital 'Agenda Mais Acesso' tem por objetivo:
- selecionar propostas que visem ampliar e fortalecer a atenção a saúde reprodutiva das mulheres, em todos os ciclos de vida, com ou sem deficiência.
- incluir ações estratégicas que envolvam os homens na sua trajetória reprodutiva e sexual, visando a promoção de saúde e redução de agravos.
Esclarece o secretário que é o mesmo trabalho que a Secretaria de Saúde vem fazendo com o Pré-natal do parceiro e no programa de planejamento familiar coordenado por um médico urologista e uma médica GO (Ginecologista e obstreta), visando à redução de agravos.
Afirma mais Reginaldo que, embora descontinuada nas gestões anteriores, o município está retomando a atenção integral às redes de cuidado com as crianças, adolescentes, jovens, homens, mulheres e idosos, com amplo trabalho realizado nas escolas através do Programa Saúde na Escola (PSE) e nas oito equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
“- Junto aos idosos, o município mantém um grupo operativo há mais de 12 anos com frequência ativa de mais de 100 idosos. Uma das propostas da última Conferência Municipal de Saúde foi o fornecimento de medicação específica para a disfunção erétil e o acompanhamento de casais, atendendo a uma das metas do projeto premiado, 'Academia Viva', que é a redução de casamentos desfeitos, onde uma das estratégias utilizada e a orientação e educação para a SSSR (Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva) de adolescentes e jovens”.
Reginaldo aponta ainda os bons resultados das seis ESFs, das quais duas tiveram conceitos 'Muito Bom' e três conceitos 'Bom'. “Continuamos na busca por melhora dos serviços, aumento da resolutividade e promoção da equidade. Para facilitar essa estratégia, ampliamos a ESF com mais duas equipes, atingindo 100% de cobertura. E implantamos o profissional Gerente de AB, na proporção de um para cada duas equipes da ESF”, informou, destacando o projeto 'Cara Limpa'.
“- O projeto Cara Limpa que trabalha com adolescentes e jovens até 28 anos dentro de diversos temas, como a gravidez na adolescência, métodos anticoncepcionais, prevenção das IST/AIDS (Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids) com disponibilização de todos os métodos contraceptivos, inclusive o DIU (Dispositivo Intrauterino) para as adolescentes. Esse projeto é de extrema relevância para os usuários do SUS”.
Finaliza, ressaltando que o município vem aplicando acima de 27% de recursos próprios em ações e serviços de Saúde, sem receber financiamento por parte do Estado de Minas Gerais. “O financiamento desse projeto por parte do Ministério da Saúde vem premiar todos os esforços que o município vem desenvolvendo para o fortalecimento da Atenção Primária”, reconhece.