Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1645 - 19 de Outubro de 2018

USUÁRIOS PEDEM NOVA PONTE

A internauta, Keila Almeida, fez um apelo, compartilhando foto sobre a precária situação da "Ponte do Clarete". Segundo Keila a ponte encontra-se neste estado perigosíssimo. ‘‘Por ser um lugar com muito acesso, peço às autoridades responsáveis que tomem as providências cabíveis, antes que aconteça alguma tragédia’’.

Jesusmar de Almeida, outro usuário, diz que a Ponte liga Sacramento às comunidades do Cocal, Marimbondo, Vale Verde e Farinha Podre. Essa ponte fica logo após a saída para essa região através do Alto Santa Cruz, passando em frente ao Haras Zandonaide. 


DIA DE COMBATE À TROMBOSE

O último sábado, 13 de outubro, marcou o Dia Mundial de Combate à Trombose, data instituída pela International Society on Thrombosis and Haemostasis para promover a conscientização da doença, alertando sobre os seus riscos e formas de prevenção. 

Para o Dr. Kleisson Antônio Pontes Maia, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o primeiro passo para a prevenção é entender como ela se manifesta no corpo. 

“- A trombose é a formação de um coágulo (trombo) em um vaso sanguíneo. Quando o trombo se forma em uma veia, a condição é conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP) e, quando acontece na artéria, como Trombose Arterial (TA), impedindo, em ambos os casos, que a circulação flua de maneira correta. O trombo também pode se desprender e viajar para algum órgão, como o pulmão, impedindo o seu funcionamento, condição conhecida como embolia pulmonar. Também pode ir até o coração ou o cérebro, causando complicações como o ataque cardíaco e o acidente vascular cerebral (AVC), que junto com a Trombose Venosa Profunda, popularmente conhecida apenas como trombose, são as doenças cardiovasculares que mais matam no mundo”, explica o especialista. 

A doença é comum no mundo inteiro e, no Brasil, estima-se que tenha aproximadamente 400 mil casos de TVP por ano. 

Caracterizada por dor, inchaço, sensação de queimação e mudanças na cor da pele, a Trombose Venosa Profunda é uma doença perigosa, que pode se manifestar na perna, já que, segundo o médico, as veias da perna têm maior dificuldade de transportar o sangue para o coração. 

“O alerta vai especialmente para as pessoas que ficam longos períodos sem se locomover, como trabalhando sentadas.

(Fonte: www.bcw-global.com/Redação ET)