Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1638 - 31 de Agosto de 2018

LUIZ FERNANDO: CIDADÃO CONQUISTENSE

O advogado Luiz Fernando de Oliveira (Barbacena) é o mais novo conquistense. Em cerimônia realizada na noite do último dia 24, nosso Barbacena, recebeu da mãos do vereador José Henrique Bovi, autor do projeto de lei, o Título de Cidadania Honorária Conquistense pelos relevantes serviços prestados àquele município. Participaram da cerimônia a família do homenageado, esposa Diva Cruvinel Oliveira e filhas, Patrícia e Carol, colegas maçons e amigos. Parabéns.  

 

MENOS PLANO PRIVADO E MAIS SUS

A dívida total do Estado com os municípios na área da saúde, conforme levantamento do Cosems, no início do mês de agosto, beirava R$ 5 bilhões. E   neste cenário, em que os gestores públicos buscam alternativas para tentar atender a população, há um  aumento  de 2,7 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), causado pelo cancelamento de planos de saúde e o desemprego.

 Conforme os dados do Cosems, 21,5% dos usuários de planos de saúde privado em Minas Gerais fizeram o cancelamento. Outro dado importante é que, para 55% das pessoas, a alta dos planos e a crise econômica levou os mineiros a cortarem despesas com planos de saúde nos últimos cinco anos. Também o desemprego é uma das causas para a migração de plano de saúde para o SUS. 

 

CHUVA APAGA FOGO NA S. DA CANASTRA

Desde o último dia 21, um incêndio devastavava o Parque Nacional da Serra da Canastra entre as portarias de Sacramento e distrito de São Roque de Minas. O combate reuniu mais de 50 pessoas entre brigadistas e bombeiros do 8º BBM de Uberaba, do Grupo Ambientalista do Torto (GAT-Brasília) e brigadistas do Parque Nacional de Brasília, que  trabalhavam na ocorrência com a ajuda de helicópteros e aeronaves no combate às chamas. 

Segundo informações do 8º BBM, na sexta-feira 24, o combate foi mais intenso no setor sul da Serra da Canastra, quando a linha de incêndio era muito grande e já havia destruído mais de 10 mil hectares no local. Mas, graças a uma chuva considerável na madrugada do sábado, o incêndio foi extinto. Assim, as operações foram encerradas e as equipes desmobilizadas e recolhidas às cidades de origem”, informou o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º BBM.

Os bombeiros e brigadistas não informaram a causa do incêndio.