O VALOR DO QUEIJO ARTESANAL
A SerTãoBras realizou no último dia 18, no Clube Araxá, naquela cidade, uma Confraternização do Queijo Artesanal, evento que contou com a presença de produtores de queijo, autoridades araxaenses e das cidades vizinhas, dentre elas, o prefeito Wesley De Santi de Melo e do vereador Luiz Devós, que estiveram acompanhados dos produtores sacramentanos do queijo Senzala, premiado na França, como 'Melhor do Mundo', Joel e Marly Cunha, e Clementino Cunha.
A confraternização se estendeu durante todo o dia, com vasta programação: curso sobre cura de queijos; apresentação da Guilde Internationale des Formegers e da Associação SerTãoBras, ambos pela mestre queijeira Debora Pereira; apresentação do Projeto de Maturação Senzala pela Lande; apresentação dos estudos de Pingos Mineiros, pelo professor Cleuber e, harmonização de Queijos e Vinhas, com a mestre queijeira Debora Pereira.
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas, fundada em 2005, que defende a valorização da cadeia agroalimentar artesanal enquanto uma cultura que deve ser fortalecida. E como o queijo de leite cru é um dos produtos mais marcantes da cultura brasileira, deseja mudar a realidade das normas que restringem legalmente seu consumo.
“A força para essa mudança vem da ação coletiva de todos os “queijeiros” da cadeia do queijo artesanal brasileiro – criadores de gado que transformam seu leite em queijo, produtores de queijo que compram leite para transformar, curadores e comerciantes – aliada principalmente à vontade do consumidor’’, afirma Débora Pereira, presidenta da entidade.
ET CORREÇÃO
Na matéria, 'A alegria faz parte da 'Arte de Envelhecer', publicada na edição de 24.08.18, pág 8, sobre o Bailão da 3ª Idade, em homenagem aos pais, erradamente, informamos que “todos os papais presentes concorreram ao sorteio de prêmios doados pela Comercial Estrela”. Na verdade, a frase correta seria, “todos os papais presentes concorreram ao sorteio de prêmios adquiridos na loja Comercial Estrela”. Informa o diretor Nadim, solicitando a errata, que os presentes, embora com um bom desconto da loja, foram adquiridos com recursos da subvenção recebida pela instituição. Pedimos sinceras desculpas aos integrantes do Grupo Arte de Envelhecer e aos leitores.