Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1607 - 26 de Janeiro de 2018

CNA SACRAMENTO APLICA OS EXAMES DE CAMBRIDGE

A partir deste ano, a Escola de Inglês, CNA Sacramento é Centro Aplicador dos Exames Internacionais de Cambridge. A primeira aplicação dos Exames na cidade, acontece neste domingo 18 para 12 candidatos ao  Certificado Cambridge  First (FCE), sendo 11 alunos do CNA Sacramento e uma  ex-aluna do CNA Sacramento,  atualmente matriculada no CNA Jaboticabal.
De acordo com a diretora Maria Luisa Donadelli, no período da manhã serão realizadas  as provas escritas de leitura e uso da língua inglesa, duas redações e prova de áudio. No período da tarde os alunos serão submetidos à prova oral, com a participação de dois examinadores de Cambridge.
Os candidatos ao certificado, que serão submetidos aos exames aplicados no domingo, são Amanda e Júlia Lobato, Júlia Santos, Jéssica Kassabian, Larissa Mahler, Carla Montagner, Lucilla Fornazier, Sarah Alichaar, Eduardo Oliveira, Pedro Borges, Pedro Magnabosco e a ex-aluna,  Ana Luísa Cerchi.
O FCE é um certificado de proficiência que comprova a capacidade linguística inglesa  para trabalhar e estudar, inclusive,  no  exterior.
MM PODE SER CANDIDATO A VICE-GOVERNADOR EM MG
Aliados do governo municipal (Uberaba) defendem que o deputado federal Marcos Montes (PSD) aceite o convite para compor chapa ao governo de Minas na condição de candidato a vice. O parlamentar teria sido sondado pelo PSB de Márcio Lacerda e pelo PSDB, de Anastasia. É um nome de consenso. Os apoiadores entendem que o grupo se integraria, na busca de um cargo estratégico nunca antes conquistado pela cidade. Ao mesmo tempo, abriria espaço para outra candidatura à Câmara Federal, dentro do grupo, e fortaleceria o projeto da próxima eleição municipal. O desafio é fazer com que MM deixe de pensar apenas em si mesmo. A tese a ser usada é “orgulho de ser uberabense”.
(Fonte: JM/Online)
ASSOCIAÇÃO DAS FOLIAS DE REIS REALIZARÁ ELEIÇÃO EM FEVEREIRO
A Associação das Folias de Reis de Sacramento realiza eleição para a nova diretoria da entidade, biênio 2018/2020, no dia 25 de fevereiro. As inscrições de chapa estão abertas. Os interessados devem apresentar as chapas na residência do atual presidente, Antônio Claret Scalon, na rua Angelina Bernadelli Fraga, 1.128, no Maria Rosa, a partir das 12h. 
Um grupo de voluntários já se inscreveu para concorrer à eleição. A chapa, encabeçada por João Pereira dos Reis, é completada pelos seguintes membros: José do Carmo Martins  (vice-presidente), Antonio Soares Rodrigues e Karla Scalon (1º e 2º secretários), José Sebastião de Rezende e Adrieli Aparecida Pereira (1º e 2º tesoureiros), Eurípedes Batista Honório (diretor social) José Eurípedes da Silva e Geralcino Silveira Borges (diretores de propaganda), Luizmar Fernandes (presidente do Conselho Fiscal), José Deisner Espiridião (presidente do Conselho Deliberativo) Bertulino Fernandes de Oliveira (diretor de patrimônio). 
ENEM TEM QUEDA DE ALUNOS COM NOTA 1.000 NA REDAÇÃO
Apenas 53, dos 4,72 milhões de alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Em 2016, foram 77 notas máximas obtidas na prova. Neste ano, os candidatos escreveram sobre o tema, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. 
O número de redações zeradas subiu de 0,78% em 2016, para 6,% em 2017.  Dos 309.157 candidatos com redações zeradas, a fuga ao tema da prova atingiu 5,01.  Mas o MEC avalia  que apesar de haver menos “notas mil”, a nota média da redação passou de 541,9 para 558.
Médias do Enem mostram que metade dos candidatos seria reprovado na escola
Termina na noite desta sexta-feira 26, o prazo para os candidatos se inscrever em até duas opções de cursos, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer, os candidatos precisam ter terminado o ensino médio, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e não zerou a prova de redação. Este ano são  ofertadas 239.601 vagas distribuídas em 130 instituições federais e estaduais, sendo 19 delas em Minas Gerais.
(Fonte: Jornais  Estado de Minas e O Tempo/Redação ET)