BANCOS FAZEM HORÁRIO ESPECIAL
Os bancos vão atender em horário diferenciado durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Nos jogos às 9h, horário do jogo com a Costa Rica, o expediente será das 13h às 17h. Quando a bola rolar, às 11h, os bancos abrem das 8h30 às 10h30 e retornam às atividades das 14h às 16h. Nas partidas marcadas para as 15h, caso do terceiro jogo dos brasileiros, as agências operam das 9h às 13h.
MARCOS MONTES É VICE DE ANASTASIA
O deputado federal Marcos Montes é o candidato a vice-governador de Antônio Anastasia. O anúncio foi feito pelo senador e pré-candidato ao governo de Minas, Antonio Anastasia, na tarde dessa segunda-feira 11, durante visita do tucano a Uberaba, no Triângulo, onde recebeu a Medalha Major Eustáquio.
“- Nós só vemos qualidades no nome do deputado Marcos Montes e, por isso, o convite foi confirmado a ele com o endosso dos partidos, das forças políticas e, percebendo as ansiedades da sociedade em uma pessoa proba, íntegra e competente”, afirmou Anastasia em seu discurso.
Com o apoio formal do PSD e do PSC, Anastasia lançou oficialmente sua pré-candidatura ao governo de Minas Gerais no dia 14 de maio. Na ocasião, o tucano já dava indícios de que bateria o martelo no nome de Marcos Montes. Ainda conforme Anastasia, o nome do pré-candidato a vice foi fruto de concordância de todos os partidos que compõem chapa com ele. As conversas que tivemos com os partidos que me apoiam, está aqui o PSDB, o PSD, o PPS, o PSC e PTB e fomos unânimes na convergência do nome”, justificou Anastasia que já foi governador de Minas. (Jornal O Estado de Minas/Redação ET)
ESTADOS PROTOCOLAM AÇÃO NO STF
O Governo de Minas Gerais e de outros 22 estados e o Distrito Federal, protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), nessa segunda-feira 11, Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a União. No documento, os estados reivindicam a partilha de 20% da parcela relativa aos recursos da Desvinculação das Receitas da União (DRU) que, somente em 2017, foi de mais de R$ 20 bilhões.
Os estados também requerem que sejam apurados os valores que deixaram de ser repassados nos últimos cinco anos, abatendo-os das dívidas dos estados com a União.
De acordo com a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, desde 1994 a União faz uso dos tributos não vinculados – atualmente chamados DRU – sem compartilhar com os estados tal arrecadação, contrariando o que está previsto na Constituição Federal de 1988..
A DRU é um instrumento utilizado pela União para fins diversos, já que permite ao governo federal acesso a parcela das contribuições sociais, que têm finalidades específicas, sem compartilhar receita com os estados. O artifício permite que o governo federal retire do orçamento da Previdência, por exemplo, 30% do montante que é arrecadado pelas contribuições sociais, que são incorporados ao caixa único do Tesouro Nacional para o Governo utilizar como achar melhor, sem compromisso de aplicar no segmento específico para o qual a contribuição foi criada.
CDL QUER REDUÇÃO DE IMPOSTOS
O CDL, entidade comercial está fazendo abaixo-assinado para reivindicar redução nos impostos estaduais. A decisão foi tirada durante o 10º Encontro de Presidentes das Câmaras de Dirigentes Lojistas Mineiras e ficou definido que cada CDL deve mobilizar os empresários na coleta de assinaturas. O manifesto será entregue ao governador Fernando Pimentel em reunião com dirigentes do Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Para a coleta de assinaturas, foi criado um modelo de formulário. Serão válidas apenas assinaturas de pessoa jurídica com CNPJ ativo. A meta é alcançar, no mínimo, 30 mil assinaturas, para serem entregues ao governador e candidatos ao governo.
De acordo com relatório divulgado pelo Banco Mundial, as empresas gastam em média 1.958 horas/ano para cumprir regras do fisco. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha cerca de 150 dias por ano só para pagar impostos.