Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1624 - 25 de Maio de 2018

SESI/SENAI MINISTRA CURSO DE PANIFICAÇÃO 

Desde terça-feira 22 desta semana, 24 alunos, distribuídos em duas turmas (das 7h30 às 11h45 e, à tarde, das 13h às 17h15) estão fazendo o curso de Panificação, ministrado pelo instrutor Giovane Torres, através da unidade móvel SESI/SENAI, estacionada na Praça da Basílica de Sacramento. 

O curso, que tem carga horária de 80 horas, está sendo ministrado na cidade em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e FIEMG Regional Vale do Rio Grande. No encerramento do curso, 21 de junho, os alunos receberão o Certificado de Conclusão do Curso de Panificação. 

 

POUPADORES PODEM SER INDENIZADOS

Poupadores que tiveram perdas com os planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991) podem pleitear indenizações  através da plataforma da Febraban  para adesão ao acordo que já está no ar, desde  o dia 22,  para os pedidos de habilitação dos poupadores.  Caberá aos próprios poupadores ou seus representantes legais (advogados, defensores públicos ou herdeiros) fazer o cadastro no site e incluir as informações sobre o processo, que serão remetidas às instituições financeiras responsáveis pelos pagamentos. (Agência Brasil)

 

DETRAN MANTÉM PARCELAMENTO DE MULTAS 

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) confirmou que continua o parcelamento de multas no cartão de crédito em todo o estado. A decisão contraria a portaria nº 58/2018, publicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que suspendia o benefício.  Segundo Detran, a posição está fundamentada na Resolução 697/17, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que ainda está em vigor. Dessa maneira, o condutor mineiro poderá parcelar multas, impostos e demais débitos incidentes sobre veículos utilizando cartões de crédito.  

Para o Detran, “o parcelamento trata-se de uma operação de crédito a ser contratada pelo cidadão junto às empresas credenciadas” pelo próprio órgão. Além disso, o parcelamento está sujeito aos juros praticados no mercado, segundo explicou o departamento. Assim, a bandeira credenciada realiza o pagamento dos débitos à vista para os cofres públicos, o que garante ao cidadão a regularização do veículo.

 

RECEITA FEDERAL ALERTA PARA GOLPE 

Uma nova modalidade de golpe utilizando o nome da Receita Federal está lesando pessoas que tomam empréstimo em instituições financeiras. De acordo com o órgão, uma notificação postal, enviada pelos Correios, exige do contribuinte o pagamento de taxa do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para desbloqueio de valores de empréstimo junto a uma financeira qualquer.

O documento, falso, alega que o crédito ou financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. Na correspondência, atribuída a um auditor-fiscal da Receita Federal, há dados bancários para depósito, além de assinatura falsificada.