TÍTULO DE ELEITOR: PRAZO FINAL, DIA 9
O prazo para a retirar o título de eleitor, transferência do domicílio eleitoral, solicitação de transferência para uma seção de fácil acesso e regularização da situação perante a Justiça Eleitoral encerra no dia 9 de maio.
Aqueles que já completaram 18 anos devem procurar um cartório eleitoral para tirar o título de eleitor, munidos dos seguintes documentos: um documento de identidade (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) que comprove a nacionalidade brasileira; comprovante de endereço recente (para transferência, precisa ter pelo menos três meses de residência); comprovante de quitação com o serviço militar e, o título de eleitor para regularização da situação, quando for o caso.
Para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência. Os brasileiros que já tenham 16 anos, ou que irão completá-los até a data do primeiro turno (7 de outubro), podem tirar o título para votar esse ano.
SACRAMENTANO É LEITO PARA O TJMG
O juiz desembargador Antônio Carlos Cruvinel, de Sacramento, foi eleito no dia 18 de abril, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e superintendente judiciário, até a posse, em 29 de junho, do magistrado que for eleito no próximo dia 23 de abril.
A eleição para o cargo foi necessária para complementar o quadro de dirigentes após o falecimento, em 6 de abril, do desembargador Herbert Carneiro, eleito como presidente do TJMG para o biênio 2016/2018. A vaga de presidente foi ocupada pelo desembargador Geraldo Augusto, eleito no último dia 13 também pelo Tribunal Pleno, para complementar o mandato, que se encerra em junho. Antônio Carlos Cruvinel foi eleito hoje para o cargo de 1º vice-presidente, na vaga deixada por Geraldo Augusto.
Em suas palavras, logo após a posse, o desembargador afirmou que estará no cargo por um período curto, de pouco mais de dois meses. “Darei continuidade ao trabalho do desembargador Geraldo Augusto e trabalharei como ele sempre trabalhou”, afirmou.
Nascido em Sacramento em 1947, Antônio Carlos Cruvinel formou-se em 1972 pela Faculdade de Direito de Franca (São Paulo) e tem pós-graduação "lato sensu" pela Faculdade de Direito de Divinópolis. Por dois mandatos, foi vereador por sua cidade natal (1970/72 e 1973/77). Advogou em Sacramento e adjacências e também na Fazenda Pública do Estado de Minas Gerais, atuando na Procuradoria Regional de Uberaba, de 1976 a 1977. Foi promovido ao Tribunal de Alçada e a desembargador pelo Estado de Minas Gerais, chegando a ocupar por uma gestão a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. O desembargador Antônio Carlos na sua gestão deu ênfase à interiorização dos cartórios eleitorais no estado. Foi nesse período que Sacramento ganhou também sua sede própria.