Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1618 - 13 de Abril de 2018

GILMAR MACHADO É PRESO EM OPERAÇÃO DA PF

O ex-prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (PT) foi preso nesta quinta-feira 12 durante a Operação “Encilhamento” da Polícia Federal (PF). De acordo com a PF, são apuradas irregularidades envolvendo a aplicação de recursos de institutos previdenciários em fundos de investimento.  Na cidade, além do ex-prefeito, foram presos o ex-superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Uberlândia (Ipremu), Marcos Botelho, e dois ex-integrantes do Comitê de Investimento do instituto, Cláudio Roberto Barbosa e Mônica Silva Resende de Andrade. Os quatro serão indiciados por fraude do mercado financeiro, lavagem de dinheiro e fraude à licitação. 

Por meio de nota, a defesa de Gilmar Machado informou que o ex-prefeito está tranquilo, pois não tem nenhum envolvimento com os supostos atos ilícitos praticados por terceiros dos quais ele não tem conhecimento. O texto diz ainda que o ex-prefeito tem total convicção de que é vítima de injustiça e perseguição política. 

 

PRÊMIO SESI DE LITERATURA

Estão abertas  até 18 de maio as inscrições para o 5º Prêmio SESI de Literatura. O Prêmio é uma iniciativa do SESI/MG que tem como objetivo reconhecer o talento literário do trabalhador da indústria, promovendo sua inteligência, criatividade e sensibilidade. A inscrição é gratuita. O Prêmio abrange duas categorias: prosa pra quem é de histórias e verso pra quem é de poesia. A temática é livre e podem participar tanto os trabalhadores da indústria como os seus dependentes diretos, cônjuges ou filhos maiores de 14 anos e os jovens aprendizes estudantes do SENAI. Cada candidato poderá participar, representando sua indústria, em apenas uma categoria e com apenas um texto literário.

 

MG REALIZA I SEMINÁRIO ESTADUAL DA CACHAÇA 

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), realiza na próxima semana, nos dias 17 e 18 de abril, o I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique, evento que reunirá produtores, técnicos, comerciantes, empresas e instituições que estejam alinhadas com as ações relacionadas à qualidade, segurança e certificação da cachaça artesanal de alambique. O produto vem despertando a atenção do mercado internacional, mas não como commodity, a exemplo dos grãos soja e milho e sim como bebida gourmet. 

De acordo com a Seapa, a produção mineira de cachaça está em torno de 150 milhões de litros. O estado tem pouco mais de 4,2 mil alambiques informais e segundo a Associação Nacional dos Produtores de Cachaça (Anpaq), 700 alambiques são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão federal responsável pelo registro, mas só 18 marcas são certificadas.

 

AMVALE REPUDIA PROPOSTA DE NOVA DISTRIBUIÇÃO DE ICMS

Afirmando que os municípios serão muito prejudicados, a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), através de seu presidente, Rui Ramos, enviou ofício  a todos os deputados estaduais, manifestando  a contrariedade dos gestores dos municípios associados: Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conquista, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Pirajuba, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo, ao projeto de Lei nº 4773-17  em discussão na Assembleia Legislativa que prevê mudanças da partilha do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).