Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1616 - 30 de Março de 2018

PRÊMIO BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Minas Gerais quer premiar práticas que prezem pelas águas. E, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), lançou a 2ª edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais, com o tema, “Águas Gerais”.

O intuito da premiação é reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas, ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos no estado. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de maio.

Podem se inscrever para participar pessoas físicas ou jurídicas que possuam práticas ou projetos de autoria própria, em execução ou executados, no Estado de Minas Gerais, que possuam regularização ambiental, nos casos aplicávei

Inscrições pelo emeio: [email protected] 

 

SUS RECORRE A TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

A partir de agora, 29 procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais passam a ser oferecidos à população gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas práticas são voltadas ao tratamento e prevenção de diversas enfermidades, como depressão, hipertensão, complicações respiratórias, problemas ortopédicos e doenças circulatórias.

Em Minas Gerais, a medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular/biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, massoterapia, arteterapia, meditação, musicoterapia, tratamento termal, acupuntura e reiki, por exemplo, já estão disponíveis na rede pública de 564 municípios do estado.

Em todo o país, no ano passado, foram registrados quase um milhão e meio de pessoas que usufruíram das práticas integrativas oferecidas pelo SUS. Mas a ideia é que esse número aumente. Somando as atividades coletivas, a estimativa é de que, por ano, aproximadamente cerca de cinco milhões de pessoas participem dessas práticas no Brasil. (Fonte: Agência do Rádio/Imprensa Regional)