Maria Aparecida Martins, presidente da Rede Brota Cerrado, e Maria de Fátima Archancho Fajardo Fajardo, estiveram em Uberlândia, no último dia 9 de maio, participando do Encontro Regional de Agroecologia, em preparação para o IV ENA (Encontro Nacional de Agroecologia), que será realizado em Belo Horizonte de 31 de maio a 3 de junho.
De acordo com a presidenta, o encontro regional tem por objetivo discutir os temas regionais ligados à agroecologia para apresentá-los no ENA. “Em Uberlândia, por exemplo, os problemas debatidos giraram em torno da legislação de agrotóxicos que transita no Congresso, os alimentos transgênicos, o papel da mulher na agricultura, que ainda não é reconhecido. Enfim, nesse encontro procuramos tirar nossas conclusões em nível regional para levarmos ao encontro nacional”, explica, informando que estiveram presentes 52 agroecologistas de várias regiões do Estado, entre produtores e representantes de certificadoras, SPG.
Informa mais Cida Martins - que mantém uma feira diária com produtos orgânicos no início da rua Joaquim Murtinho - que há 30 vagas reservadas para a Rede Brota Cerrado, cujos representantes foram definidos no encontro de Uberlândia. “Tive a felicidade de ser eleita uma das delegadas e lá estarei representando a Rede de Sacramento levando as reivindicações do encontro e debatendo os temas levantados