Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rede Brota Cerrado participa do IV ENA

Edição nº 1626 - 08 de Junho de 2018

A capital mineira sediou entre os dias 31 de maio a 3 de junho o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), evento que reuniu povos indígenas, quilombolas, produtores de produtos agroecológicos, estudantes, dentre outros. De Sacramento, a participação da  presidenta da  Rede Brota Cerrado, Maria Aparecida Martins, e da diretora Maria de Fátima Archanjo Fajardos.

Dentre os objetivos do Encontro, estão o de apresentar para os setores da sociedade experiências do campo, das florestas, das águas e das cidades que mostram os múltiplos benefícios da agroecologia, tais como a produção de alimentos saudáveis; recuperação e conservação de fontes de água, da biodiversidade, das florestas e dos solos; democratização do uso da terra; geração de trabalho digno e renda; valorização das identidades e das culturas representadas pela diversidade dos sujeitos. 

Também, manifestar posicionamento crítico e denunciar o desmonte das políticas públicas e violação dos direitos, conclamando setores urbanos a se engajarem na defesa de políticas e ações públicas para a Reforma Agrária, defesa dos territórios dos povos e comunidades tradicionais e nas cidades.

O IV Ena teve também como objetivo, o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa e dos coletivos urbanos que praticam a agroecologia, além de estreitar laços, ampliar alianças do movimento agroecológico com redes, fóruns e movimentos sociais que interagem com a perspectiva agroecológica. 

Nos quatro dias foram várias as atividades, tais como a Plenária das Mulheres, dos Indígenas e Quilombolas, oficinas diversas, ato público, seminários temáticos, Feira de Saberes e Sabores, Espaço de Ciranda e de Saúde,  e apresentações artísticas e culturais nas noites dos dias 31, 1º e 2. 

 O IV Encontro Nadional teve a participação de mais de 5 mil pessoas, segundo dados da organização. Na sexta-feira 1º, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Associação Brasileira Agroecologia (ABA) realizaram a entrega simbólica de um dossiê científico e técnico contra o PL 6299/02, o Pacote do Veneno, que tramita em comissão especial da Câmara dos Deputados, e a favor do projeto de lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA).

Um dos pontos altos foi a divulgação da Carta Política, elaborada pela ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), aprovada por 2 mil participantes e que apresenta denúncias contra a violência e o autoritarismo do latifúndio e de projetos do grande capital, que explora a natureza de forma predatória para a produção de commoditties. O documento evidencia ainda as lutas e as conquistas dos movimentos social e sindical, redes, articulações e organizações do campo e da cidade, além da diversidade das práticas agroecológicas.

O encerramento do IV ENA, às 10h do domingo 3, se deu com um ato público, cuja concentração saiu da  Praça da Liberdade, em direção ao Parque Municipal de Belo Horizonte, onde foi realizado  o Banquete Agroecológico Popular  “Comida de Verdade, no campo e na cidade”, com alimentação saudável, de qualidade e gratuita.