Maria Aparecida Martins, presidente da Opac (Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade) 'Rede Brota Cerrado' e Maria de Fátima Archanjo Sampaio estiveram no sul do Brasil, FLorianópolis, São Joaquim e Caxias, entre os dias 28/2 a 8/3, para a certificação na Rede Brota Cerrado de dois produtores de maçã orgânica e de uma agroindústria processadora de maçãs e outras frutas.
De acordo com Maria Aparecida, essa oportunidade vem agregar mais membros certificados, produtores de alimentos orgânicos à Opac sacramentana. “Isso significa articulação de produtos, porque não temos maçã aqui, a nossa intenção é articular produtos, ou seja, mandar produtos nossos que eles não têm e trazer a maçã orgânica in natura e processada aqui para a região. E já estamos recebendo produtos certificados tais como sucos de uva e maça”, afirma.
A visita serviu também como uma aula de gestão para as duas produtoras sacramentanas. “Eles são ótimos gestores e administradores das agroindústrias e vão estar nos ajudando nessa questão de gestão, articulação, comercialização e busca de cliente”.
Os poucos produtores certificados da A Rede Brota Cerrado, de Sacramento e Araxá, em parceria com a Emater, participaram recentemente de um encontro regional em Uberlândia sobre agroecologia, um dos projetos valorizados pela Rede. “Nossa intenção no momento é de ampliar a feira; em segundo lugar, agregar consumidores que queiram receber a cesta de produtos orgânicos em sua casa semanalmente, como acontece no sul do país e, ainda pretendemos retomar o fornecimento de alimentos orgânicos para as instituições, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), uma ação do Governo Federal que foi desativado no município na administração anterior”.