A primeira etapa do projeto Educação Empreendedora, do Sebrae, realizado em Sacramento por iniciativa da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação encerrou na manhã do dia 28, em solenidade realizada na Secretaria de Educação
Estavam presentes o presidente da ACE/CDL Sacramento, João Paulo Zago, o Analista Técnico do SEBRAE, Alessandro Henrique de Souza, a consultora do SEBRAE, Andréa Salerno, o prefeito Wesley de Santi de Melo, o presidente da Câmara Pedro Teodoro Rodrigues de Resende e a secretária de Educação, Cibele Magnabosco, além dos professores das redes estadual e municipal, participantes dos três dias de curso .
Cerca de 30 professores de escolas estaduais e municipais participaram dos encontros que marcaram o início da Educação Empreendedora voltado para as escolas. A consultora Andrea Salerno, do Sebrae falou da importância do projeto. “Educação Empreendedora é um programa de implantação, não somente uma capacitação. Os professores recebem a metodologia do Sebrae para que posteriormente possam replicar para os alunos, para disseminar o empreendedorismo e a inovação. Posteriormente, durante o ano o tema será trabalhado de forma transversal nas escolas, ou seja, o tema passa a complementar a matriz curricular adotada pelas escolas”, fazendo uma avaliação muito positiva sobre o curso.
Parceira do curso, a secretaria de Educação da PMS disse que está de portas abertas para cursos semelhantes. “A avaliação de nossos professores que participaram do programa foi altamente positiva, todos recomendaram o curso aos demais educadores. É capacitando os professores que isso chegará aos alunos. A secretaria de educação estará sempre de portas abertas para projetos como esse”, afirmou a secretária Cibele Magnabosco.
A diretora da EE Cel José Afonso de Almeida, Mônica Vieira Almeida, também enalteceu o curso, afirmando que “o programa Educação Empreendedora é uma evolução no ensino”. Para a diretora, o foco das aulas do ensino estadual está ultrapassado.
“- Eu penso que á está passando da hora de a gente mudar o foco das nossas aulas. Voltar as aulas de forma mais interessante, tendo por meta a inovação dos nossos alunos, através das ações desenvolvidas pelos nossos professores. Eles estão maravilhados com o curso e eu tenho certeza de que eles passarão à diante a que viram aqui. Dessa forma, conseguiremos uma educação com mais qualidade, voltada para a realidade do jovem de hoje”.
O presidente da ACE/CDL Sacramento, João Paulo Zago relatou sua satisfação por ver o projeto ser implantado. “É uma enorme satisfação ver esse projeto acontecer, até mesmo por ter sido uma das primeiras iniciativas buscadas pela nossa diretoria com o SEBRAE. Tivemos muito prazer em intermediar todo o processo para trazê-lo a Sacramento, porque acreditamos na sua importância e nos resultados futuros que trará. A Educação Empreendedora estimula o crescimento local, auxilia os jovens a enxergar as oportunidades, buscando formar não apenas empresários, mas jovens que saibam planejar sua vida e seus sonhos”.
De acordo com o analista técnico do Sebrae, Alessandro Henrique de Souza, um dos objetivos do Sebrae é tornar a Educação Empreendedora um dos temas transversas da matriz curricular das escolas, através de uma lei.
“- Nessa fase escolar, os jovens estão livres, abertos ao conhecimento e à informação. E acreditamos muito que, a médio e longo prazo, quando chegarem à idade adultos, por exemplo, teremos resultados para toda a sociedade. Serão empresários, colaboradores, lideranças. E a gente traz uma metodologia protagonista diferente, mostrando que as pessoas são capazes de cuidar de sua própria vida e de seu próprio destino”, frisou.