Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura repassa recursos para construção na área de segurança pública

Edição nº 1672 - 26 de Abril de 2019

O Prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado do vice-prefeito Osmar Trevisan Junior, entregou recursos no valor de R$ 83 mil ao Conselho Comunitário de Defesa Social de Sacramento, representado pelo presidente Onézio Francisco Cruvinel,  destinados à conclusão da construção da nova sede da Delegacia de Polícia Civil, iniciada pelo prefeito Wesley em sua primeira gestão 2009/2012 e desde então, paralisada, e para   construção de cobertura para abrigar a frota da PM local

A entrega do recurso aconteceu na a manhã dessa quarta-feira 24, na sede da Delegacioa de Polícia Civil de Sacramento, com a presença também  do delegad Rafael Jorge,  Ten Milton Maffessoni Júnior, comandante da PM; diretor geral do Presidio de Sacramento Leandro Fachinelle Toledo, representante do  Ministério Publico,  Francisco Rafael da Silva Neto,  vereadores Marcos Santos Pires, Luster Fernandes e o comandante da Guarda Municipal,  João Caiana. 

Ressaltando a segurança como um dos principais anseios da população, o prefeito Wesley lembrou o empenho feito em seu governo para a conclusão do quartel da Polícia Militar visando o aumento do efetivo na cidade e também do início da construção da sede da Polícia Civil. Citou também a profícua parceria que  resultou na instalação de 15 câmeras de vídeo monitoramento na cidade. 

“Isso mostra que o trabalho em conjunto dá resultados, os dados são positivos e a sensação de segurança  vem aumentando a cada dia”, ressaltou o prefeito, comemorando o fato de Sacramento ser a primeira cidade do Estado  a estar interligada ao sistema digital do Detran, uma iniciativa que está servindo de modelo para a região, trazendo à cidade vários prefeitos para conhecer a tecnologia implantada. 

“É muito bom e saudável copiar o que está dando certo. Além de ser pioneira, a cidade está mostrando  que seu governo tem compromisso com a população, com a segurança pública.” 

Outra iniciativa apresentada pelo prefeito Wesley na solenidade foi a assinatura do termo de protocolo para a implantação do Corpo de Bombeiros na cidade, que será instalado  no prédio onde funciona a Secretaria de Educação. “Recebemos o projeto para as adequações exigidas e já estamos licitando  a obra. Se Deus quiser, até o próximo ano estaremos entregando à população mais uma ação de segurança pública para o município”.


Conselho de Defesa Social

Ao finalizar sua mensagem, o prefeito exaltou a importância do Conselho de Defesa Social de Sacramento, instituição que intermedia o repasse de verbas destinadas à segurança pública . “Se não fosse o Conselho, não haveria essa possibilidade de parcerias, por isso agradeço ao Conselho, através de seu presidente Onézio e ao Ministério Público pelos recursos também dispensados ao Conselho, assim como, à Câmara Municipal pela aprovação desses projetos que valorizam e melhoram a segurança da cidade”, agradeceu, informando que a mão de obra ficará a cargo de profissionais do Presídio de Sacramento, que cumprem regime especial.

“- Em troca de remissão de pena, os presidiários que, diga-se, são excelentes profissionais, vão concluir a obra. Nosso intuito é zelar pela segurança, dando melhores comodidades e conforto às polícias Civil e Militar, porque essa é uma parceria que deu certo”.  

A cerimônia prosseguiu com várias mensagens de agradecimento e exaltação da importância da segurança pública: O presidente do Conselho de Defesa Social, Onézio Cruvinel; o delegado Rafael Jorge, o comandante da 184ª Cia PM, Ten Maffessoni Jr; o vereador Pedro Teodoro e o representante do Ministério Público, Francisco Rafael foram unânimes em reconhecer a importância da exitosa parceria entre as instituições responsáveis pelos investimentos em segurança. O delegado Rafael, justificando a necessidade da obra, historiou a precária situação da delegacia logo que chegou à cidade, abrigando, além da Delegacia, também os guardas da Suapi.

“O pequeno prédio onde estamos abrigava não apenas os detetives e funcionários da Depol, mas também todo o pessoal da Suapi. Com a conclusão do novo prédio, serão mais 160 m² de área para ambas as instituições”, informou.