A Prefeitura de Sacramento implanta em Sacramento o Programa Seleções do Futuro. Com o projeto, a Secretaria de Esportes, que estará à frente da coordenação, espera receber até 200 inscrições para participar de atividades esportivas ligadas ao futebol de campo.
O objetivo, segundo o secretário Márcio Marzola, é melhorar o desempenho esportivo na modalidade futebol de campo; desenvolver ações no sentido de contribuir para a formação e qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde).
Explicando como o projeto será desenvolvido, o secretário Marzola, disse que o núcleo de Sacramento será composto de, no máximo, 200 atletas, entre crianças e adolescentes, que terão assegurados treinamentos de 90 minutos, no mínimo, duas vezes por semana.
Considerando como mais uma conquista do prefeito Wesley, o secretário Marzola comemora a conquista para a cidade. De fato, conforme resultados e dados divulgados, o governo municipal vem fazendo um trabalho exemplar, em especial na Saúde, Educação e Social, completada agora pelo Esporte que, realmente, vem fazendo a diferença.
“- Em novembro, nós fomos uma das14 primeiras cidades do país escolhidas para o projeto. Fernando Oliveira Martins (Bocage), o Leonardo Castro e eu, fomos para Belo Horizonte para o curso da Metodologia Seleções do Futuro, ministrado pela CBF” lembrou Marzola, informando a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.
“- A coordenação geral fica sob a responsabilidade do educador físico, Wilson Pacheco; Shirley Josina Borges é a coordenadora pedagógica; Fernando e Leonardo ficam incumbidos de treinar a equipe que vai atuar no Programa na cidade; os monitores são Eduardo Enrico Mariano, Leonardo Costa e Marlon Newton Nascimento, que vão trabalhar com os atletas, no campo da Praça de Esportes (STC) e no campo do Estádio Juvêncio Bizinoto.
Os recursos viabilizados pelo Ministério dos Esportes incluem todo o custeio do projeto o que possibilitou a contratação dos novos profissionais. Em relação aos 200 atletas que poderão fazer parte do Seleções do Futuro, Marzola informou que cada um vai receber um kit esportivo completo (1 par de chuteiras, 2 camisas, 2 calções, 2 meiões, além de 100 bolas, etc). Dois locais foram escolhidos para a execução do projeto, o campo de futebol da Praça de Esportes e o do Estádio Juvêncio Bizinoto, no Perpétuo Socorro.
Questionado sobre como foi feita a seleção, Marzola destaca que o Programa prioriza crianças e adolescentes de escolas públicas. “Na verdade o foco do projeto são as crianças e adolescentes de ambos os sexos, dos bairros mais distantes do centro da cidade, por isso a presença dos pais é também recomendada, porque é um projeto de inclusão, que visa a integração das famílias e atletas”, finaliza, destacando que o Programa visa ainda descobrir talentos no futebol. “Quem sabe não descubramos craques por aqui”.
Sacramento é a primeira cidade a fazer o lançamento oficial do Programa
O deputado Tenente Lúcio esteve presente no lançamento do Programa Seleções do Futuro na cidade e comemorou o fato de Sacramento ser a primeira cidade a lançar oficialmente o programa.
Secretário de Esportes em Uberlândia, antes de ser deputado afirmou que gosta muito de esporte, razão de ser o deputado que mais investiu em emendas parlamentares no setor de esportes, em especial no programa Seleções do Futuro.
“- Apresentei dez projetos, todos aprovados, mas o de Sacrramento se sobressai porque é o primeiro a fazer o lançamento oficial do Seleções do Futuro e iniciar seu trabalho. Isso nos envaidece muito e eu não poderia deixar de prestigiar essa festa tão bonita, trazendo a família inteira para este programa. Está de parabéns Sacramento”, afirmou.
Para o prefeito Wesley De Santi de Melo, a noite de lançamento foi um momento muito especial. “Um projeto arrojado e que vai trazer muito benefício para as nossas crianças e jovens. Um projeto no valor de R$ 165 mil reais que chega num momento oportuno, por ser época da Copa do Mundo, que servirá de estímulo para nossas crianças, graças ao trabalho do deputado Ten. Lúcio junto ao Ministério do Esportes, que tem dado esse grande incentivo para o esporte nas cidades. Então, só temos que parabenizar o Ministério e agradecer ao deputado Ten. Lúcio, autor da emenda. Enfim, um projeto fantástico. É como dizem, construa uma escola e feche uma cadeia, construa um campo de futebol, e feche dez
O vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende também parabenizou o programa. “Muito bom para Sacramento, porque é um projeto que vai tirar nossos menores da rua, inserindo-os no esporte e com um incentivo e tanto, que é tudo o que eles precisam para praticar esportes, que são uma boa chuteira, uniformes, completos”.
Então só tenho que parabenizar o prefeito, a secretaria de Esportes, o deputado que conseguiu a emenda aprovada, porque são projetos que dão oportunidade para os nossos jovens e crianças, eles são o futuro e muitas vezes não têm essa oportunidade que lhes está sendo dada. É bonito vermos tantas crianças, jovens afoitas para receber o kit e também seus pais. Parabéns a todos por essa merecida conquista”.
Além das autoridades acima citadas, presenças também do vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior, vereadores, secretários de Governo e convidados dentre eles Thalys Andrey Nunes, presidente da União Recreativa Sacramento e da técnica, professora Maria Bethânia Silva Melo, que deve reativar brevemente o projeto de vôlei que conseguiu também junto ao Ministério de Esportes.