Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura constrói gruta na Biquinha do Cipó

Edição nº 1639 - 7 de Setembro de 2018

A histórica Biquinha do Cipó, um marco dos tempos do Bonde de Sacramento, mas que veio secando ao longo dos anos, correndo apenas na temporada de chuvas está sendo recuperada pela Prefeitura, assim como o local, que vai receber no seu entorno uma ornamentação artificial com a criação de uma pequena gruta para abrigar a histórica biquinha e também a imagem de Na. Sra. Aparecida, que ali foi afixada há muitos anos. 

Visitando a obra nessa última terça-feira, o prefeito Wesley De Santi de Melo justificou a ornamentação do local atendendo a vários pedidos. “O que estamos construindo na biquinha, na verdade, é uma pequena gruta encravada na montanha de arenito ali existente, para marcar os 10 anos da chegada a Sacramento da imagem fac-símile de Na. Sra. Aparecida, um presente da Congregação Redentorista, que por mais de 60 anos tem exercido um relevante trabalho em nosso município, os primeiros 45 anos com o Seminário do Santíssimo Redentor e, depois, com a Casa Assistência Social Pe. Antônio Borges, que abriga mais de 100 crianças e adolescentes, e diga-se, sem nenhuma subvenção da Prefeitura, e, também, os 10 anos da Procissão Fluvial”, justificou, afirmando que estava atendendo à população.

 “É bom ressaltar, disse mais o prere que estamos construindo esse adorno ali na Biquinha do Cipó, atendendo a pedidos de muitas pessoas, dos moradores da região do Cipó, hoje um bairro da cidade; dos caminhantes e usuários que passam por ali, especialmente nas duas procissões da Festa do Divino Pai Eterno e da Procissão Fluvial; e até da Câmara Municipal, através de indicação de seis vereadores. E, agora, mais recentemente, do ex-secretário de Cultura, Amir Jacób, idealizador da Procissão Fluvial em meu último governo, e do artista plástico, Elismar Moura Alves, o mesmo artista que constrói a estátua de Eurípedes Barsanulfo. Ele nos mostrou o desenho e aprovamos. Enfim, será um lugar bonito, como uma gruta de pedras, neste paredão de pedra, com a biquinha jorrando debaixo dos pés de Nossa Senhora, um ponto que beneficiará a todos”, finalizou Wesley.

 

Preocupação de secretário é com a segurança 

Responsável pela segurança e cuidados que devem ser tomados no pequeno trecho de estrada de terra, entre a Gruta dos Palhares e a Estação do Cipó, o engenheiro Sérgio Alves Araújo, secretário de Obras, falou ao ET sobre os cuidados que serão tomados no local onde está sendo construída a Grutinha. 

“Ali não há como alargar a estrada aberta há mais de 100 anos, pois de um lado temos a rocha e do outro um despenhadeiro, com duas faixas para trânsito de veículos. Nossa providência foi afixar no local várias placas com sinais de trânsito de ambos os lados, limitando a velocidade e alertando a atenção dos usuários”, informou o secretário, explicando que a edificação do ornato não avança sobre a estrada.

“A ornamentação feita para abrigar a santa e a biquinha permanece junto à rocha, em uma área particular, pois está sendo erguida além da cerca, não avança sobre a estrada, portanto, a estrada continua intacta, com a mesma largura que sempre teve.  A nascente que secou nos últimos anos está sendo recuperada, conforme projeto do artista plástico, Elismar Alves”, explicou Sérgio, esclarecendo ainda que toda intervenção que está sendo feita está dentro das normas ambientais e deve estar pronta em 15 dias.

O escultor Elismar Moura Alves, dirigindo um grupo de profissionais que trabalha na obra, explicou ao ET como nasceu a ideia do monumento. “Eu venho muito a Sacramento e sempre andando pela região com Amir Salomão. Quando estávamos fazendo a imagem para a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Cipó, passando por aqui, Salomão me contou que este lugar era um ponto de devoção. Ele deu a sugestão de se construir alguns arcos como se fosse a entrada de uma gruta, e assim foi. Fiz um rascunho, que foi apresentado ao prefeito Wesley, que aprovou, e já estamos trabalhando”.