Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pré-festa dos 50 Anos reúne alunos de 69

Edição nº 1626 - 08 de Junho de 2018

“Éramos 46 alunos, desses, 27 estiveram presentes nesse feriado prolongado. Foi um encontro maravilhoso, muito bem organizado pela comissão que esteve à frente. Colegas que não víamos há tantos anos... Na sexta-feira 1º, foram todos recebidos na fazenda no Paulo Agatângelo, e, no sábado, no Curral Eventos, vivemos uma noite memorável, muita alegria, música dos anos 60, 70... do DJ Rei, dançamos muito, como se estivéssemos no Sacramento Clube. 

A colega Joana lembrando os professores, nossa querida Da. Nenzinha, paraninfa da turma, mostrou sua arte na declamação. A Elisa Zandonaide releu uma mensagem que o Prof. Ivan Chaves Ivo escreveu naquela época. Marinho Afonso, orador da turma em 1969, enviando um texto lindo lido pelo Totonho. O Prof. José Alberto, como sempre, recordando tudo com belas palavras. E até cantou... 'Je te donne, mon amour, pour un jour...'. E a festa encerrou com um jantar do buffet do Mimi. Foi um encontro inesquecível, alguns dos colegas que não os víamos desde a formatura, tudo muito bom, maravilhoso”.

Assim definiu uma das alunas da turma, Sônia Borges, daquele ano de 1969, da Escola Coronel, quando concluíram a 4ª série ginasial, hoje 9º ano do ensino fundamental. Todos nos seus belos 14, 15 anos... 

Já Totonho Pavanlli, um dos organizadores, fez uma avaliação positiva. Olha, só o fato de nos encontrarmos com alguns colegas que não víamos há 49 anos, já valeu o encontro. Foi, assim, até meio de última hora, mas a adesão foi ótima. E aqueles que não puderam vir, por compromissos já assumidos, tenho certeza, ficaram muito sentidos. E o encontro valeu pela amizade que reinou  a alegria, satisfação de todo mundo, foi esplendido... E esta foi a pré-festa, pois já começamos a organizar a próxima que, que se Deus quiser, será bem melhor e com muito mais colegas. Deixamos a data mais ou menos agendada para o feriado de Corpus Christi do ano que vem, 20 de junho, quinta-feira. Com essa antecedência, esperamos que todos agendem a data para a 'Grande Festa dos 50 Anos da Turma de 1969'.

E muita gente bonita compareceu: Joana D´Arc, Lúcia Elisa, Eliza Zandonaide, Célia Bonetti, Luiz Antônio Pavanelli (Totonho), Cleonice, Tereza Silva, Lívia Almeida, Angela Bárbara, Cirene de Carvalho, Alice Duarte, Paulo Pucci, Paulo de Tarso Araújo,  Iara Maria de Araújo, Antônio Carlos (Piriquito), Hilda Prado,   Ormy Villas Boas, Rosângela Zandonaide,  Aracy Botelho (Cecy), Sônia Borges, José Humberto Barbosa, Ãngela Jeronimo, Leo Cerchi, Maria de Fátima Borges, Claret Loyola, Maria  Isabel Silva, Vânia Peres. 

 

'Destino' é o foco da mensagem do professor Marinho

Na mensagem de Marinho, lida pelo colega Totonho, ele recorda as belezas da terra. “Busquei inspiração nas águas do Borá, da Terceira Ponte e do rio Grande. Tinha que ser sobre o Destino. Esse destino que depois de 49 anos, pelas forças emanadas da Gruta dos Palhares e da EE Cel José Afonso de Almeida nos fez unir pessoas que décadas atrás dividiam seus dias escolares, seu final de infância e início de juventude, subindo e descendo a  rua Major Lima juntos ou separados e, por várias horas, as cadeiras da nossa Escola. 

Daquele ambiente, incluindo nossos professores, disciplinárias e diretores, herdamos  importantes valores e forjamos nossas personalidades com base em bons princípios, em respeito pelas pessoas, família e sociedade. 

Aquele contexto contribuiu  pra formarmos uma correta noção de como colaborar para o construção de um País justo, correto e desenvolvido de forma sustentável e  sustentada numa sociedade moderna e sólida.  

Como não lembrar da D. Aracy, da D. Nenzinha, dos nossos professores, todos nos ajudaram no início da nossa trajetória individual.  Quis o Destino, que muitos deixassem Sacramento após aquela formatura de 1969, alguns ficaram. Muitos foram e retornaram, outros foram e não voltaram. 

Nisso se passaram 49 anos. É muito tempo, Mais da metade da população brasileira não tem essa  idade ainda. Com isso cada um construiu uma vida inteira, se casando (ou não), com filhos e netos (ou não - eu só no nome). Quis o destino que alguns animados colegas da turma, resolvessem, criar um grupo no WhatsApp  para juntar todos  e propor este memorável reencontro. Descobrimos que quase todos ainda estamos tentando cumprir nossa tarefa de vida, exceção para a nossa eterna Miss Sacramento, Alice Scalon!  Como foi legal trocar as mensagens, as fotos e a busca de identidade de cada um (...)”