A Polícia Militar Meio Ambiental reuniu-se no Centro Administrativo, nessa segunda-feira 9, com o prefeito Wesley De Santi De Melo e diretores das escolas municipais Sílvia Vieira e Luiz Magnabosco, e das estaduais, Sinhana Borges e Afonso Pena Junior, para a assinatura do termo de Cooperação Técnica e Logística, visando à implantação do Programa de Educação Ambiental (PROGEA) nas escolas.
De acordo com o 2º Sargento da Polícia Meio Ambiente, Anilton da Silva Egídio, o Progea, é um projeto de Educação Ambiental que visa trabalhar a prevenção do meio ambiente, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, com a resolução dos problemas ambientais, através do desenvolvimento de programas de prevenção nas escolas e apoio do poder público.
A polícia militar é a responsável pela aplicação efetiva do programa de mediador, com o fornecimento de material didático (multimídia ou caderno do aluno), aplicação de avaliações, apoio na manutenção do Clubinho Ambiental e responsável também pelo cerimonial de formatura no final do ano.
Às escolas cabe o apoio no que tange à presença dos alunos e responsáveis, bem como do corpo docente; correção das avaliações; envolvimento e autorizações de pais e alunos; confecção e elaboração de certificados e apoio na formatura no final do ano.
Em entrevista ao ET, o prefeito Wesley defendeu a Educação como principal suporte para a preservação do meio ambiente. “O Progea vem de encontro ao que sempre defendemos. É através da educação, da promoção social e da conscientização de nossos estudantes que mudaremos a concepção sobre a proteção do meio ambiente, no lugar da depredação e destruição a humanidade deve ter 'cuidado com a Casa Comum', no dizer do papa Francisco”, afirmou, informando que à Prefeitura caberá a responsabilidade pela confecção de materiais digitalizados (folders e outras propagandas), transporte para realização de visitas extra sala e disponibilização e preparação do local da formatura.
Estiveram também presentes na reunião, o sargento Rodrigues; a secretária de Educação, Cibele Magnabosco; secretário de Meio Ambiente, Marinho Martins; as diretoras Gislene Aparecida de Almeida Silva, Elisangela Cristina de Oliveira, Naara Cristina Moreira Mota e a professora Luana representando Tânia Aparecida Moreno.