Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS revitaliza Vila Olímpica do Perpétuo Socorro

Edição nº 1633 - 27 de Julho de 2018

O prefeito Wesley De Santi de Melo entregou aos moradores do bairro Na. Sra. do Perpétuo Socorro e adjacências, a Vila Olímpica Sebastião Bernardes  de Resende e a Quadra Antenor Miguel totalmente revitalizadas. Na oportunidade, o prefeito fez também a entrega oficial de um veículo 0 quilômetro à Guarda Municipal. 

A solenidade de reinauguração e entrega do veículo aconteceu na noite dessa quarta-feira 24, na presença de autoridades tais como o vice-prefeito Osmar Trevisan Jr, presidente da Câmara, Padro Teodoro Rodrigues de Rezende, vereadores, secretários de governo, diretores do projeto 'Sacra essa ideia' e moradores do bairro. Entre eles, Maria Resende, representando os familiares de Sebastião Bernardes de Resende, e Elza Miguel e Gilberto Miguel, os familiares de Antenor Miguel.

 A revitalização da Vila Olímpica consistiu na pintura, substituição da iluminação por LED, instalação de redes de proteção lateral, reforma nos banheiros e instalação de traves ou baliza  de gol oficial de handebol,  o que a torna apta para receber qualquer jogo oficial da federação. 

O Secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas comemorou a tão sonhada revitalização, agradecendo a participação dos moradores dos bairros que se servem daquele espaço público, com destaque aos integrantes do projeto 'Sacra essa ideia'.

“- Infelizmente, a Vila Olímpica, por conta de seu abandono, além de sua depredação, banheiros quebrados e pichados, redes de proteção arrebentadas, a piscina uma imundície, tornou-se um ponto de tráfico. Aqui não se realizava nada, esporte nenhum. Mas com a ajuda dos diretores e voluntários do Projeto Sacra Essa Ideia e moradores dos bairros do entorno, o prefeito Baguá abraçou essa causa e revitalizou totalmente a Vila Olímpica e hoje a devolve à comunidade com três funcionários fixos para seu cuidado”, comemorou, informando que todos os jogos de handebol serão realizados na Vila Olímpica.

O bairro abraçou a ideia e é disso que precisamos, trazer o esporte para a Vila Olímpica, por isso aqui serão realizados jogos do JIMI. Essa comunidade merece respeito e deixo aqui os meus agradecimentos a todos, inclusive aos funcionários, à comunidade, ao projeto Sacra Essa Ideia, e vamos continuar trabalhando”.    

O prefeito Wesley De Santi de Melo parabenizou a comunidade pelo empenho em prol da Vila Olímpica do bairro. “O Sacra Essa Ideia é um projeto que vem dando certo aqui na Vila Olímpica e todos viram e estão vendo o antes e o depois dessa Vila. E só demos conta de reverter isso, através de ações sérias, tanto da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Prefeitura através da Secretaria de Esportes, dos funcionários e desse grupo que integra o projeto, e por isso lhes sou muito reconhecido”, disse, agradecendo a todos os envolvidos no esporte. 

O prefeito Wesley de Santi foi aplaudido quando afirmou que vai continuar o trabalho de reformas e revitalização dos prédios da Prefeitura. “Vamos continuar a revitalização até reformarmos todos os prédios públicos, para oferecermos um ambiente agradável e confortável para um melhor desempenho das atividades do dia a dia”, afirmou, informando que iniciou a revitalização de mais duas escolas municipais, EM  Djalma Afonso do Prado e EM  Sílvia  Vieira.

O presidente da Câmara, Pedro Theodoro Rodrigues de Rezenda também discursou parabenizando o prefeito e a comunidade. O deputado Tony Carlos esteve presente na inauguração, mas permaneceu entre o público, não participando da mesa das autoridades, por conta das eleições de outubro. A justiça eleitoral proíbe candidatos a participar diretamente de inaugurações de obras em período próximo às eleições.


Projeto Sacra Essa Ideia está fazendo a diferença no bairro 

A assistente social, Malena Cristina Santana, funcionária do CAPS volante, mas voluntária do Grupo Sacra Essa Ideia, em entrevista ao ET, afirmou que o projeto nasceu a partir do momento em que se decidiu tomar uma decisão em relação ao mau uso da Vila Olímpica. 

“- Um espaço físico tão grande, tão bom sendo usado para outros fins, menos para sua finalidade. Centenas de crianças, adolescentes e jovens moradores dos bairros próximos não podiam ocupar a Vila Olímpica por conta da invasão de dependentes químicos ali ocorrida. No primeiro momento, começamos a vigiar as crianças  que usavam a vila, até que pedimos a intervenção da Secretaria de Esportes através do secretário Marzola, que levou nosso apelo ao prefeito Baguá. Ele abraçou a causa e hoje está aqui nos entregando esse belo espaço”, reconheceu, agradecendo em nome do grupo o trabalho da Prefeitura.

Através de voluntários, o grupo Sacra Essa Ideia criou vários projetos para ajudar a população local. “Temos artesanato e hidroginástica para as mulheres, o futsal, o Kung Fu para os adolescentes e jovens, recreação para as crianças... Enfim, à medida que vão aparecendo demandas do bairro e da população em geral, vamos buscando formas de contemplá-las”, explicou. 

O projeto Sacra Essa Ideia tem como gestores, Jean Gilberto  Miguel (presidente), Arnaldo Barreto (Vice-presidente), Isabel Cristina Pansani (Secretária), Evaine Aparecida (Tesoureira) Malena Cristina Santana (Assistente Social) Patrícia Cristiane Miguel (Assessoria Jurídica)   e conta ainda com o suporte de professores, voluntários em várias atividades e três funcionários cedidos pela Prefeitura.