Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS revitaliza Farmácia de Minas

Edição nº 1620 - 27 de Abril de 2018

PMS revitaliza Farmácia de Minas 

O Prefeito Wesley De Santi de Melo, o vice prefeito Osmar Trevisan Junior,  o secretário de Saúde,  Reginaldo Afonso dos Santos, vereadores e convidados participaram na manhã dessa terça feira 24 da inauguração da revitalização do prédio da Rede Farmácia de Minas, localizado na rua Maurício Bonatti.

 A revitalização do prédio, realizada pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, consistiu em pintura externa e interna, recuperação do telhado, vitrais, instalação de cortinas nas janelas, substituição dos toldos e também a substituição das lâmpadas para iluminação a led. 

 Para o prefeito Wesley De Santi, a Farmácia de Minas é um importante aliado da população no fornecimento de medicação e que precisa de reformas. “Um dos projetos de nosso governo, como sabem, está na revitalização dos prédio públicos para além da preservação, executar uma completa reforma de todos esses espaços de uso público já bastante deteriorados pelo tempo que foram construídos, podendo também oferecer mais conforto e comodidade aos usuários”, justificou, exemplificando:

“Este prédio, por exemplo, da Farmácia de Minas, foi construído por nós em 2011, mas estava precisando de uma completa reforma, a exemplo de outros. Sacramento é muito bem servida de prédios e espaços de uso do povo. Temos escolas, ginásios, quadras, postos de saúde, centro de idoso, dentre outros... Não há carência nesse sentido e sim na conservação e preservação de quase todos eles. Temos que mantê-los em boas condições para quem trabalha e para quem usa, aqui principalmente, porque é um lugar onde se trabalha com remédios”, justificou cumprimentando o secretário Reginaldo e funcionários pelo trabalho ali realizado

 

Gestão da Farmácia de Minas é tripartite

A Farmácia de Minas de Sacramento, segundo o secretário Reginaldo Santos,  distribui mais de R$ 200.000,00 por mês em medicamentos para a população. “O SUS é tripartite, há os medicamentos de alta complexidade que vêm do Estado e da União, arcando o município com os demais. Porém, o Estado foi omisso nos repasses no ano de 2017. E se o Estado não repassa os recursos, o município tem que arcar com esse dinheiro. Este ano, por exemplo, o município gastou muito. Somente agora o Estado,  aos poucos, está retomando o repasse de recursos”, afirma.

De acordo como o secretário, “a medicação é um gasto que onera  muito o município, mas em Sacramento, graças a Deus, temos um prefeito que se preocupa com essa situação e vem cobrindo essa falta. Tudo o que temos na rede municipal de saúde, estamos disponibilizando. Lembrando que os medicamentos são todos de graça e não temos deixado faltar nada”, explica, destacando que a falta existe somente nos medicamentos inexistentes na rede. 

O presidente da Câmara, vereador Pedro Teodoro, no seu pronunciamento, destacou o empenho do prefeito Wesley na revitalização do patrimônio público. “Isso mostra a seriedade e o compromisso que tem para dar ao cidadão a assistência de que ele precisa, investindo em prioridades, no esporte, na saúde onde investe mais de R$ 2 milhões por mês e as pesquisas mostram a satisfação da população”, afirmou, acrescentando cumprimentos ao secretário Reginaldo Santos pela sua dedicação e empenho à saúde do município, criticando a omissão da União e do Estado nos repasses para os municípios. 

Para o farmacêutico Marcel Morenghi Sinício, a revitalização foi de extrema importância para trazer mais conforto tanto para quem lá trabalha, como para os usuários, que não são poucos. “Agora podemos acolhê-los de forma mais humanizada, com mais conforto para serem atendidos. A farmácia aqui é o centro de distribuição de medicamentos para todo o município, então essa revitalização foi muito importante, atendendo inclusive um pedido nosso, para podermos oferecer um atendimento e serviço melhores”, destaca, enumerando as melhorias.