Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS lança projeto Viva Vôlei

Edição nº 1644 - 12 de Outubro de 2018

'Esporte é sinônimo de educação, formação, saúde e integração

 

O prefeito Wesley De Santi de Melo, falando da importância do projeto para a cidade, destaca a educação e formação das crianças e adolescentes. “Todos podem testemunhar o trabalho que está sendo feito no esporte na nossa cidade. Fico feliz em poder participar de momentos como este, porque tudo o que está ligado ao esporte é sinônimo de educação, formação, saúde, integração”, reconheceu o prefeito, agradecendo. 

“- É também um momento de agradecer aos pais, pelo apoio ao incentivar os filhos nessa prática e por depositar em nós sua confiança. Por isso agradeço a todos que estão acreditando no projeto, de maneira especial à Profa. Bethânia, porque o Viva Vôlei só veio para Sacramento, graças ao seu trabalho. Agradeço ao Marzola e todos os seus auxiliares da Secretaria de Esportes, que escancara suas portas para todos os eventos esportivos. E, sobretudo, à CBV e à Federação Mineira por acreditarem e darem esse incentivo para nossa cidade”. 

Para o prefeito, o projeto é grande e, com certeza, terá grandes resultados. “Aliás, Sacramento já tem um histórico de grandes resultados com o vôlei. Daqui já saíram atletas para várias equipes profissionais Brasil a fora e até para o exterior. Por isso, temos que dar esse apoio. A Prefeitura está aí para isso, para valorizar, incentivar dar oportunidades, inclusive financeiras, porque muitas meninas vão sair daqui como profissionais”. 

O secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas - Marzola, comemora a conquista de mais uma modalidades esportiva sob sua gestão. “Mais uma vez a Prefeitura e a Secretaria de Esportes mostram à população que o governo municipal não tem aquele esporte favorito. Nós apoiamos todas as modalidades esportivas, das artes marciais aos esportes coletivos. Todos têm investimentos e professores”, frisou o secretário. 

Na sua mensagem, Marzola destacou o papel da professora e técnica, Maria Bethânia Silva Melo que, “graças ao seu relacionamento junto às confederações e com o apoio do prefeito Wesley, conseguiu trazer o projeto para a cidade, que será desenvolvido no Ginásio de Esportes Mário Antônio de Almeida, a 'Casa do Voleibol Sacramentano', de onde saíram das mãos da Bethânia para o Brasil à fora, várias atletas que se profissionalizaram”.

Completou, citando que os projetos da Prefeitura ligados ao esporte envolvem hoje 1750 atletas. “Queremod formar a base do voleibol sacramentano e sem a técnica Bethânia seria impossível, então temos aqui hoje, uma união de forças com vários parceiros. Sacramento completa 1750 atletas, entre idosos, adultos, jovens e crianças praticando atividades esportivas na cidade”. 

Para  Talhys Andrei Nunes Rodrigues, presidente da União Recreativa Sacramentana (URS), o Projeto Viva Vôlei vem de encontro aos anseios da entidade. “Essa é mais uma conquista da técnica Bethânia, pelo seu potencial, competência e os contatos que tem junto à CBV e FMV de onde veio a oferta desse projeto, envolvendo a comunidade escolar tanto pública como privada, e que recebeu total apoio da Prefeitura, através do prefeito Baguá. Será uma parceria grande que vai beneficiar muito a cidade, não só com material humano, mas também esportivo, através dessas parcerias”. 

A secretária de Educação, Cibele Magnabosco, representando as escolas da cidade, explica que foram feitos visitas nas escolas convidando as alunas para participação no Projeto. “A participação das alunas será no contra-turno escolar e temos já a parceria de quatro escolas, duas delas municipais, das quais foram incluídas meninas e meninos no projeto. Para as crianças e jovens será muito bom, um período na escola e um período no esporte, ou seja, se ocupando durante todo o dia e aprendendo, desenvolvendo o corpo e a mente, por isso essa parceria Educação e Esporte é muito salutar e importante”. 

O vereador Marcos Pires, cumprimentou o prefeito Wesley, o secretário Marzola e a Profa. Bethânia, cujo trabalho é reconhecido por todos pelo trabalho realizado em Sacramento desde a primeira gestão de Wesley, quando foi seu secretário de Esportes. “O prefeito Baguá sempre viu no Esporte uma prioridade de seus governos. Quem investe no esporte sempre vence, esporte é saúde, educação e inclusão social. Sacramento está no caminho certo e o vôlei ganhou muito com a vinda da Profa. Bethânia”, reconheceu. 

 

“Lutar pelo esporte é lutar pela educação

A técnica Maria Bethânia Silva  Melo, no seu pronunciamento,   falou da alegria em voltar à quadra na sua terra natal. “Aqui aprendi e ensinei com garra e disciplina, trabalhei muito e sei o que o esporte pode fazer por nossas crianças e jovens. Lutar pelo esporte é lutar pela educação, é formar campeões nas quadras e na vida. O projeto Viva Vôlei é muito importante para Sacramento”, destacou. 

Segundo a professora, Sacramento só foi escolhida pela CBV e a FMV, porque tem uma grande história no voleibol. “Sacramento hoje é respeitada nacionalmente, temos atletas incríveis, já fizemos jogos memoráveis, somos hexacampeões brasileiros. Agora é hora de recomeçar... Recomeçar com muito amor e vou precisar muito do apoio e da força de vocês. Força para construir um grande time. I have a dream! I have a beautiful dream!! Eu tenho um sonho, um sonho de poder colaborar com o direito de brincar, de se apaixonar pelo esporte, de criar oportunidades e, sobretudo, de fazer nossas crianças e jovens muito felizes. E por isso estou aqui”, disse, finalizando, e sendo ovacionada pelas atletas presentes.

Prestigiando o lançamento, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, prefeito Wesley De Santi de Melo, vereador Marcos Pires, representando o presidente Pedro Teodoro, secretários de Esportes Márcio Luiz de Freitas e  de Educação Cibele Magnabosco, Talhys Andrey Nunes Rodrigues, presidente da URS,  a técnica, Maria Bethânia Silva Melo, diretores de escolas e técnicos esportivos, professores e pais . 

O projeto Viva Vôlei  

O Viva Vôlei é um programa de iniciação do voleibol que tem como objetivo educar e socializar meninos e meninas de 7 a 15 anos através do esporte. O projeto foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que, em 2003, criou o Instituto Viva Vôlei, organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para gerenciar o Projeto. 

O programa Viva Vôlei foi instituído para educar, socializar e ensinar o voleibol e o 'mini-vôlei', como um método de iniciação simplificado e adaptado às capacidades das crianças, tendo como princípio básico a formação lúdica, com formação de turmas mistas de 7 a 15 anos. 

O Instituto Viva Vôlei administra uma rede de centros para a prática do mini-vôlei e é responsável pela entrega e reposição periódica do kit Viva Vôlei, além do fornecimento de material técnico, supervisão dos centros, treinamento e acompanhamento pedagógico dos professores. Para o projeto em Sacramento, foram disponibilizados quatro bases de sustentação, quatro postes, três redes, três faixas de rede, quatro fitas de marcação,  52 coletes, 24 bolas, uma lona e uma bomba.