Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS investe na revitalização dos canteiros da cidade

Edição nº 1607 - 26 de Janeiro de 2018

Depois da revitalização da avenida Benedito Valadares, toda gramada e entremeada de maciços formados por plantas rasteiras e coloridas, a Prefeitura reiniciou o trabalho paisagístico em outras três avenidas, Capitão Borges e Coronel José Afonso, no centro, e Cônego Julião Nunes, no bairro Chafariz.  

O novo projeto, assinado pela paisagista, Maria Aparecida Gomes de Araújo, funcionária da Prefeitura desde fevereiro de 2017, tem como objetivo trazer o embelezamento e os benefícios da natureza à população através dos canteiros e praças públicas de Sacramento. "A cidade é pequena, charmosa, mas precisa de vegetação, está faltando o verde o colorido das flores. E a intenção é justamente essa, trazer cor, sombra, às ruas e avenidas da cidade", justifica enaltecendo o valor das espécies duradouras.

“- Nosso planejamento dá destaque ao plantio de espécies duradouras que dispensam a reposição constante. Logicamente uma planta ou outra pode acontecer de necessitar de reposição. Por exemplo, nosso projeto trabalha com algumas plantas da família das xerófitas, resistentes ao sol, inverno, à estiagem, sendo que se ninguém depredar vão durar muitos anos e embelezar muito os logradouros públicos com suas cores”, observa.

 De acordo com a paisagista, a av. Cônego Julião  Nunes ganhou o  plantio de Jacarandá Mimoso (Jacarandá Mimosifolia) de flor azulada, próprias para avenidas. E, em toda a extensão do canteiro foi plantada grama Esmeralda,  lavanda e agave dragão e, na rotatória, a  agave azul (agave tequilana). Já na av. Coronel Jose Afonso de Almeida, foram plantadas Sibipiruna de flores amarelas, própria para avenidas, parques, praças; e também Moréia, planta resistente a qualquer clima  e Camarão Vermelho. Já na Capitão Borges, revitalizada em apenas três quadras, onde os canteiros são baixos, foram plantadas  árvores da espécie Pau Ferro, Camarão Amarelo e   Cicas.

 Para as avenidas Domingos Magnabosco, Ana Cândida e Major Ataliba José da Cunha, rotatórias e praças, Cida Araújo informou que também estão previstos projetos de revitalização, mas cada um a seu tempo. 

“- "A ideia é cuidar de todos os logradouros possíveis. Os próximos trabalhos serão na praça do Perpétuo Socorro, a rotatória ao lado, e a praça do Alto Santa Cruz, que falta pouca coisa, apenas um toque de cores...”, afirma.

Questionada sobre a depredação ocorrida em alguns logradouros e a colocação de lixo sobre os canteiros, Cida espera contar com uma conscientização maior da população. “Infelizmente, a depredação é uma realidade, na Cônego Julião, por exemplo, plantamos as árvores e já no dia seguinte duas estavam quebradas. E na av. Coronel José Afonso, as mudas simplesmente desapareceram.  O que espero é que as pessoas se contagiem com a beleza de sua rua, sua porta e que esse respeito se espalhe à população. Espero que, no final, todos estejam ligados e querendo uma árvore bonita na sua rua, por isso peço que as pessoas cuidem, admirem e zelem”, conclama.

Para a manutenção dos canteiros, de acordo com Maria Aparecida, dois funcionários exclusivos foram escalados para esse trabalho. “É cuidar, podar, retirar pragas, não deixar o mato avançar... Eles vão ficar por conta”, finaliza, ressaltando o objetivo do projeto: “Nosso objetivo é trazer harmonia e mais beleza à cidade, uma cidade bonita, colorida e que as pessoas possam dizer, 'minha cidade está linda'!”

 

Morador elogia revitalização

O empresário Luiz Carlos Borges, que há muitos anos tem um bar no local, elogiou o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura. “Como as árvores do primeiro plantio não prosperaram, agora replantaram com novas espécies de árvores e grama, e que vai ficar bonito”, elogia, lamentando a falta de colaboração e respeito de algumas pessoas. 

“- Tem gente que não se conscientiza da importância do que eles fizeram aqui, não colaboram com a limpeza. O pessoal fica reclamando que não tem varredor de rua, mas eu acho que se cada um fizer a sua parte será muito bom. Quando não tem varredor, por um motivo ou outro, eu varro minha porta”, afirma, alertando os moradores para não colocar lixo sobre os canteiros e respeitar os dias dos lixos seco e úmido. Tem morador que deposita lixo seco na rua na terça-feira para ser recolhido só na sexta”.