A Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria de Obras, iniciou na última semana a construção do canal e da ponte sobre o córrego Boa Vista, que liga os bairros Santo Antônio e Chafariz, na confluência das ruas Antônio Augusto da Silva Neto e Carlos Uhllemann. A responsabilidade pela construção da obra é da empresa MR Engenharia, de Sacramento, que venceu a licitação apresentando uma proposta de aproximadamente R$ 700 mil.
O ET conversou com o prefeito Wesley De Santi de Melo e o secretário de Obras, Sérgio Alves Araújo sobre a importância da obra para evitar a inundação que ocorre anualmente no período chuvoso, provocando danos nas vias públicas e nas casas dos moradores.
“- A canalização do córrego Boa Vista foi feita há muitos anos sem uma previsão do crescimento desse setor leste da cidade, onde foram abertos os novos loteamentos, Jardim Alvorada, Jardim das Oliveiras 1 e 2, Maria Rosa, Morada do Sol. A cidade foi se expandindo e as águas pluviais, num volume muito maior, continuaram escoando para o mesmo córrego até que, não suportando, inundou toda a rua Carlos Uhlleman, arrebentou asfalto, causando muitos transtornos aos os moradores, que sequer podiam retirar os veículos das garagens”, explicou o prefeito Wesley, justificando a construção da obra e salientando que o Ministério Público também tem acompanhado toda a questão sobre os cuidados ambientais.
O engenheiro Sérgio, detalhando o projeto, disse que a obra vai solucionar de vez o problema. “O córrego Boa Vista nasce próximo ao aeroporto e desce sentido ribeirão Borá por essa vertente que liga os bairros Maria Rosa e Chafariz e Santo Antonio, recebendo toda a água dos novos bairros. Então, o projeto foi montado para captar toda essa água.
Para suportar essa demanda, vamos abrir um canal de 86 metros de extensão, com três metros de altura e três metros de largura, chegando a 3,60 metros em certos trechos, tudo feito de gabião, dentro da mais moderna tecnologia. Além desses primeiros 86 metros, teremos uma etapa futura com o prolongamento da canalização.
Na passagem da rua Antônio Augusto da Silva Neto, será construída uma ponte em concreto pré-moldada, que está sendo fabricada em Ribeirão Preto, com a mesma dimensão do canal, seis metros quadrados, sendo dois metros de altura e três de largura.
Logo abaixo da ponte teremos um dissipador, para que as águas do futuro Loteamento Aroeiras não caiam diretamente no córrego, mas cheguem direto na ponte.
Uma urbanização bem agradável, com asfaltamento das vias, passeios e corrimões em ambos os lados do canal e muito verde preservado, vai complementar o projeto com uma arborização projetada no córrego sem agredir a pista, que é uma via consolidada”, explicou o engenheiro, informando que a empresa tem 120 dias para entregar a obra.