A Orquestra de Viola de Sacramento brindou sacramento com uma grande festa, no Curral Eventos, no domingo (1º), para o lançamento do seu primeiro DVD e contou com contou com participação das duplas Vinícius & Franciel, Vadim Violeiro e o Trio Federal composto por Silva Neto e Matarazzo e o sanfoneiro Wilsinho, de Uberlândia e também a participação especial da Gaby Violeira, de Ribeirão Preto (SP), todos abrilhantando a festa, regada de uma big feijoada e boa bebida e que teve também o seu lado social. Parte da renda foi destinada à Santa casa de Sacramento, que passa por reformas na pintura e nos quartos do SUS.
Uma grande festa marca lançamento do DVD
O projeto de gravação do DVD surgiu de um convite de Matarazzo, da dupla Silva Neto e Matarazzo, de Uberlândia. “Ele nos convidou para fazermos um evento com a Orquestra de Violas em Sacramento, com a gravação de um DVD, claro, que aceitamos na hora e, no dia 21 de janeiro, num almoço beneficente para a Casa do Menor Rosa da Matta, com a gravação do programa Coração Sertanejo, da Band de Uberlândia, comandado pelo Cumpade PC”, explica o presidente Ivan Rosa Gomides.
Participaram da gravação do DVD, os músicos Augusto Gomides, hoje maestro da orquestra; Luiz De Faveri, Daniel Ribeiro, Ítalo Rodrigues, José Antonio, Rafael Nunes, Dito, Wender Lacerda, Oton Zago, Pâmela Soares, Mariane Rezende, Karen Abdala, Neire Vieira e Luizinho, na percussão. No Coral, os integrantes, Pedro Marques, Mário Carvalho, Joaquim Ribeiro, João Jarnaldo, Wanyr Gomide, Sérgio Rezende, Antonio Carlos, Sandramar, Dulce Magnabosco, Arlete Marcondes, Eida Ribeiro, Larissa Ribeiro, Beatriz Santos, Marta Zago e Rosângela Bianchi e também artistas convidados, na época, o Vinícius Violeiro, Vadim Violeiro, Bruno e Robson, Silva Neto e Matarazzo com a participação da Mariana Rabelo. Para o presidente Ivan, a média perpetuará os artistas locais. “A gravação do DVD, para a Orquestra de Violas e os nossos artistas é muito importante, porque leva o nome de Sacramento e perpetua nossos artistas. E todo seles participaram do lançamento e também tivemos a participação da cantora Gaby Violeira, de Ribeirão Preto. Foi, de fato uma grande festa”, elogia e comemora o prestígio da sociedade no evento. “Tanto na gravação do DVD, no dia 21 de janeiro, quanto no lançamento neste domingo, tivemos a participação da nossa sociedade sacramentana e da região, Isso é importante, para conhecerem o trabalho da Orquestra de Violas, verem que Sacramento tem grandes artistas, tanto da Orquestra e Coral, quanto dos convidados que abrilhantaram a festa. Eventos assim divulgam a nossa arte”.
Alguns dos participantes da gravação do DVD não estão mais na orquestra, mas, de acordo com Ivan, os seus lugares estão guardados para a hora que quiserem retornar. “A Orquestra e Coral forma uma família, a família dos músicos e dos cantores é que dão vida ao projeto, compõem a orquestra e o Coral”.
O DVD é resultado de um trabalho de altíssimo nível profissional e artístico, cujo a responsável pela gravação e imagens é o Cumpade PC, apresentador do programa Coração Sertanejo, da Band/Uberlândia e a masterização, o acabamento ficou a cargo de do produtor independente, Geraldo Nogueira, de Uberlândia.
Orquestra já nasceu grande
A Orquestra de Violas, segundo o presidente Ivan, nasceu em 2013, a partir de uma ideia de Luciano Gobbo, Arnaldo Santana, Pedro Marques e Mário Carvalho. “Perdoem-me se esqueci o nome de alguém, mas a partir dessa ideia, formou-se a Orquestra com estatuto, CNPJ e desde então estamos aí para a sociedade sacramentana. Temos no Coral dois dos fundadores, o Pedrinho Marques e Mário Carvalho, nos brindando com suas presenças.
A Orquestra de Violas e o Coral, fazem parte da Associação Cultural Viola Viva de Sacramento, entidade sem fins lucrativos, que em dezembro de 2017, recebeu o título de Utilidade Pública Municipal. “O objetivo da associação é integrar o jovem artista na música de modo geral, porque a Orquestra não toca só música sertaneja. Ela toca também clássicos na viola. Por isso é importante a presença dos jovens e desde já fazemos o convite aos meninos e meninas a partir dos 10 anos para fazerem parte da associação, para aprenderem a tocar e cantar a música raiz, a sertaneja e os clássicos nacional”.
O DVD será comercializado, conforme Ivan, a um preço acessível para manter as atividades da associação e pode ser adquirido com os integrantes da Orquestra e Coral.
Destaque-se o sucesso que a Orquestra de Violas e o Coral vêm, fazendo por onde passam, seja nos eventos em Sacramento, inclusive na zona rural ou nas cidades vizinhas e as apresentações não são poucas: Uberaba, Rifaina Conquista, Tapira, Miguelópolis, e Uberlândia, onde participaram duas vezes do Encontro de Mil Violas e agora se prepara para uma apresentação no Rio de Janeiro, conforme explica Ivan. “A Orquestra recebeu o convite de Carlos Moura, Fuzileiro Naval Reformado da Marinha do Brasil. O convite se deu, quando participávamos de um evento na Vila Hípica, a I Cavalgada do Cavalo Campolina e o Sr. Carlos Moura estava presente e nos fez o convite para tocarmos num evento dos Fuzileiros Navais, no Teatro Municipal no Rio de Janeiro. E, para a nossa surpresa, ele esteve aqui no evento de lançamento do DVD, acompanhado de um colega, para confirmar o convite para a nossa apresentação no Rio, no dia 7 de março de 2019, com os fuzileiros, mas antes disso, iremos lá três vezes para ensaios com a orquestra dos Fuzileiros. Este convite para nós é uma grande honra, porque estaremos levando o nome da Orquestra e o nome de Sacramento”
Finalizando Ivan deixa o seu agradecimento. “Agradeço imensamente aos integrantes da Orquestra e Coral, que não são remunerados, que vão com a boa vontade e o dom que Deus lhes deu para tocar viola e não medem esforços para estarem nos ensaios, nas viagens, principalmente fora de Sacramento. Agradeço também as entidades, instituições que nos ajudaram na gravação deste DVD e no lançamento, a Casa do Menor Rosa da Matta e a Santa Casa e, sobretudo, aos parceiros que fizeram parte conosco e os idealizadores do DVD, sobretudo o José Américo de Oliveira, o presidente na época, Matarazzo, da Dupla Silva Neto e Matarazzo, os integrantes da nossa diretoria e demais apoiadores”.