Com a presença de familiares, padrinhos e autoridades, nove neoadvogados recém aprovados em exame da Ordem dos Advogados do Brasil receberam a sua Carteira de Advogado, passaporte para que possam abrir suas bancas e iniciar o seu trabalho como profissional liberal. Os novos advogados receberam a Carteira das mãos de seu paraninfo, Eliseu Marques de Oliveira, Conselheiro Federal da OAB, do presidente da 116ª subseção da Ordem na cidade, Caires Lincoln Mateus Borges, e do seu respectivo padrinho. A bonita solenidade aconteceu na Sala Paulo da Graça Lima, no Paço Municipal com a presença dos familiares dos agraciados e autoridades. Entre elas, Ivone Regina Silva, Conselheira Seccional da OAB/MG, na oportunidade representando o presidente da Ordem, Antônio Fabrício de Matos, diretores da OAB local e presidentes da Comissões, Maria Regina Santos Kondo (Comissão da OAB Mulher) e Alex Bizinoto (OAB Jovem). Presenças também do presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues Rezende; promotor, José do Egito de Castro Souza; além de advogados presidentes de subseções da região, dentre outros.
Os novos advogados da 116ª Subseção OAB
Os novos defensores do Direito a fazer parte da 116ª Subseção da OAB/Sacramento entraram no salão de festas, acompanhados de seus respectivos padrinhos/madrinhas sob aplausos de familiares e amigos que lotaram o salão nobre.
André Luiz de Faveri Araújo (José Carlos Basso de Sant Vieira);
Bethânia Silva Santana (Solange Sisconeto);
Guilherme Borges dos Reis (Paulo Roberto Reis);
Luciano Silveira Skaff Júnior (Valéria Silveira Skaf Scalon);
Márcio Fernando Fonseca (Rogério da Fonseca Alves);
Matheus Cruvinel da Matta e Silva (Aristócles Borges da Matta);
Vanessa Andreasi Delgado (José Rosa Camilo);
Wendel Adriano Delgado (Elenir Nunes Delgado);
Wolney de Tácio Crispim (Thalys Andreiy Nunes Rodrigues).
E a estagiária, Laudirene Gomes Neves (Geórgia de Melo Borges).
Após a execução do Hino Nacional e o juramento proferido pelos jovens advogados, acompanhando o juramentista, Matheus Cruvinel da Matta e Silva, viveram a grande emoção de receberem das mãos do paraninfo Eliseu Marques de Oliveira, a Carteira da Ordem, que os torna aptos a atuarem na busca da justiça, da liberdade e da cidadania
No final da entrega das Carteiras, o Conselheiro Federal, Dr. Eliseu recebeu do presidente Dr. Caires Lincoln, uma placa de homenagem com o agradecimento da OAB/ Sacramento.
“Os valores mais caros do ser humano...
O paraninfo da turma, Eliseu Marques de Oliveira, na sua mensagem aos afilhados, enalteceu o papel do advogado, destacando também as suas responsabilidades. “O advogado no exercício da profissão torna-se responsável e depositário dos valores mais caros do ser humano, pois, o cliente coloca em nossas mãos para sua defesa: sua honra, seu patrimônio e sua liberdade. Por isso não é exagero dizer que a profissão que escolheram, é um verdadeiro sacerdócio, porque nela competem: assistir, aconselhar e defender. E sempre em busca da verdade”, disse.
Prosseguiu, citando os requisitos imprescindíveis para o sucesso profissional. “No real exercício da advocacia, terão que cultivar outros requisitos além daqueles já cultivados: perseverança, caridade cristã, tolerância, ética profissional, amor à profissão, assiduidade e pontualidade e, pessoais, isto é, não ter conduta incompatível com o exercício da profissão, ter vocação para o mister, vida privada idônea e amar o que faz”, enumerou, lembrando-lhes ainda que, “o advogado possui características que lhes são próprias, somente suas. Exatamente por tudo isto, nunca se afastem da verdade, da honestidade e da conduta ética no livre exercício da profissão que os Senhores escolheram”.
Finalizou com um último alerta: “Para um firme e duradouro sucesso profissional, não sejam afoitos no sucesso financeiro, ele virá. E para que seja duradouro, dependerá única e exclusivamente da conduta profissional dos Senhores. Como já lhes disse, a melhor propaganda para o nosso crescimento profissional, somos nós mesmos”, frisou e encerrou, conclamando: “Estudem, estudem diuturnamente, não deem folga aos livros, pois para serem brilhantes advogados, devem estudar sempre, porque como sabemos as questões sociais mudam com muita rapidez e, sendo o Direito dinâmico, o advogado que não estuda, cada dia que passa, passa a ser menos advogado”.
Caires Lincoln coloca a casa à disposição dos novo advogados
Encerrando a solenidade, o presidente Caires Lincoln Mateus Borges, após saudar os presentes e discorrer sobre a profissão, deu as boas-vindas aos novos colegas, citando Martin Luther King: “Suba o primeiro degrau com fé, não é necessário que você veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo”. E falou de um sonho alcançado, cumprimentando os familiares: “Hoje, o que se vê é a concretização de um sonho de todos da família, é o primeiro passo de numa nova etapa profissional”.
Discorrendo sobre a profissão e lembrando que “a advocacia é mais que uma profissão, é um sacerdócio”, Lincoln disse que a importância da profissão de advogado está garantida pela Constituição, no seu Art. 133: 'O advogado é indispensável à administração da Justiça'.
“- Somos na verdade instrumentos de pacificação social e temos de ter consciência disso, para buscar a melhor solução para os conflitos. O advogado é a voz do cidadão, é ele quem cuida de seus mais valiosos bens, como a vida, a saúde, o patrimônio e a liberdade. Não existe formula de sucesso na advocacia, porém, o juramento que vocês prestaram na noite de hoje é um bom roteiro”.
Concluindo deu-lhes as boas-vindas. “Em nome de toda nossa diretoria, dou as boas-vindas a todos vocês e digo que a OAB é nossa, a casa é do advogado, é de vocês, estamos de portas abertas para recebê-los. E convido para que venham participar conosco de todos os nossos eventos, sejam de estudos ou confraternização. Desejo sucesso e estou à disposição de vocês, sempre que precisarem”.
“Sucesso, caros amigos, na busca incansável e incessante por Justiça...
Coube à jovem advogada, Vanessa Andreasi Bonetti, proferir a mensagem em nome dos novos advogados. “Sonhos existem para serem realizados e durante todo o nosso caminhar vivemos um grande sonho na expectativa de um dia torná-los reais, tal como este momento que estamos vivenciando... Vivemos hoje o ápice da gratidão, sonhamos o que hoje é real, idealizamos o que hoje se concretiza, mas ninguém vence sozinho”, disse, agradecendo a Deus, pelas oportunidades e pedindo que, se algum dia tudo parecer falhar, que a sua fé os possa resgatar.
Agradecimento também aos pais e demais familiares, por terem sido o porto seguro; e também as padrinhos os quais esperam sempre ter presentes em suas caminhadas e aos amigos, aquelas pessoas de todas as horas. E finalizou: “Sucesso, caros amigos, na busca incansável e incessante por Justiça, que o nosso caminhar seja sempre iluminado”.