O Ministério Público entregou, nessa quarta-feira 13, dois drones à Polícia Militar da 184ª Cia local, um à polícia ostensiva outro à que cuida do meio ambiente, para auxiliar na investigação policial.
A entrega foi feita na sala de audiências do Fórum Magalhães Drummond pela juíza Ivana Fidelis e promotora Carla Fazuoli, na tarde dessa terça-feira 12, aos militares sargento Augusto, representando a 184ª Cia da PM, e soldado Oliveira, o Grupo da Polícia Meio Ambiente, que atua nos municípios de Sacramento e Conquista.
No ato da entrega, a juíza Ivana explicou que a doação estava sendo feita como resultado de autuações na área de ambiental, em que se propôs na transação criminal a doação dos drones, como medida compensatória. Falando de sua importância, destacou a juíza que “os equipamentos vão ajudar a polícia no seu trabalho de vigilância ostensiva no município, poderão fazer uma vigilância mais eficaz na cidade e na zona rural a fim de inibir os crimes que vêm acontecendo”.
Em entrevista ao ET, o promotor José do Egito de Castro Souza, também falou sore a doação dos equipamentos à polícias local. “Muito importante, porque os drones vão auxiliar na investigação policial, tanto na questão ambiental, naquelas matas de difícil acesso, intervenções nas matas ciliares, com também na cidade. Com um drone, pode-se investigar cinco, seis km de distância, sem o policial precisar estar in loco”, explicou, informando que os aparelhos custaram em torno de R$ 6 mil cada um, pagos como medida compensatória por crimes ambientais cometidos no município
Drones ajudam na segurança pública
Nessa quinta-feira 14, oito militares da companhia local fizeram o curso no quartel local para aprender a operar o equipamento. O curso, viabilizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais e Conselho Comunitário de Defesa Social, foi ministrado pelo instrutor do Senar de BH, o engenheiro agrônomo, Cleverson Vieira Pires, com duração de 12 horas.
No curso, o sargento Anilton da Silva Egídio falou ao ET em nome dos militares, destacando a importância do drone para o trabalho da Polícia Militar. “Hoje, com a evolução tecnológica, a Polícia está sempre buscando aprimorar conhecimentos e buscar condições para o enfrentamento da criminalidade. E nesse trabalho, o drone é uma ferramenta de grande utilidade, que vai nos ajudar na identificação e verificação de locais de esconderijos. Enfim, o curso é de grande importância, porque estamos muito empenhados no combate à criminalidade”, afirmou.
Informou o sargento, responsável pelo Grupo da Polícia Ambiental do município que cinco militares de seu grupo, pertencentes ao 2º Pelotão da 5ª Cia Militar de Meio Ambiente, e três do policiamento ostensivo da 184ª Cia de Sacramento participaram do curso. “Todos nós estaremos habilitados para a condução remota destes aparelhos. O curso é necessário para que de forma contínua estejamos aptos a trabalhar dentro das normas”, justificou.
Também o instrutor Cleverson destacou a importância do equipamento no trabalho da Polícia Militar. “O treinamento visa possibilitar uma operação segura e acertada, ou seja, se o policial fizer um voo correto, vai conseguir fazer mais trabalho, melhor resultado com a mesma bateria”, justificou, resumindo o conteúdo do curso. “O curso consiste, em primeiro lugar, conhecer a fundo o equipamento, toda a linguagem de programação, voos manual e automatizado (programado), inclusive com aulas práticas e, a parte de legislação”.
De acordo com o instrutor, as duas polícias, Meio Ambiente e ostensiva, têm a possibilidade de usar os aparelhos em várias atividades ligadas à segurança geral da população, desde a busca de veículos e pessoas escondidas, sem a necessidade de se expor a riscos de tiros, por exemplo. E, a polícia ambiental vai poder monitorar diversos possíveis danos ambientais cometidos por aí”.
Cleverson finaliza fazendo uma avaliação positiva dos equipamentos. “São drones excelentes, de última geração, da DJI, uma marca que recomendo, por causa de sua portabilidade, eles são compactos, prático de carregar e, com excelente qualidade de filmagem e fotografia”.