Sacramento encerrou as homenagens a Eurípedes Barsanulfo pelo centenário de sua morte no dia 1º de novembro, inaugurando na praça Ângela Berllato (praça do cemitério) o monumento que traz duas efígies idênticas do homenageado, uma voltada para a fazenda Santa Maria, onde se encontra o primeiro Centro Espírita Rural do Brasil, e a outra, para o Cemitério S. Francisco de Assis, onde está o seu túmulo, que recebe milhares de visitantes durante o ano. Três degraus completam o monumento, simbolizando a Fraternidade, Perseverança e o Trabalho, conforme idealizou o autor da obra, o arquiteto Pablo Henrique Marques, com paisagismo de Maria Aparecida Gomes Araújo e efígies de autoria do artista plástico, Elismar Moura.
A inauguração foi um momento de alegria e emoção, aberta com a nova iluminação da praça Ângela Berllato, revitalizada com passeios, nova pintura e placa no portão principal com a denominação daquele campo santo, Cemitério São Francisco de Assis. Antecedendo o descerramento da placa, o Mini Coral Sol, da Chácara Triângulo, sob a regência de Maria Estelita e Luiz Gustavo Amorim, apresentou o belo poema Deus, de autoria de Eurípedes Barsanulfo, cantado. Momento único de emoção, enlevo e paz.
O prefeito Wesley De Santi de Melo descerrou o monumento com várias outras autoridades, o vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior, presidente da Câmara Pedro Teodoro Rodrigues de Resende; o organizador do livro, Prof. Carlos Alberto Poggetti e a sobrinha de Eurípedes, Ionete da Cunha Bessa, representando seus familiares. Coube ao Prof. Poggetti os agradecimentos pela homenagem e o fez através da declamação do poema, Eurípedes para o Brasil, de sua autoria.
Testemunho vivo, com o nome de Sacramento e de seu ilustre filho
O secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura, Carlos Alberto Cerchi no seu pronunciamento fez um retrospecto da história de Sacramento enaltecendo a atuação parlamentar de Eurípedes Barsanulfo, tal como sua participação para a instalação da linha de bondes de Sacramento à Estação do Cipó.
“- Eurípedes deu a resposta à sociedade no momento em que ela mais precisava. No momento em que ela mais precisava de professores, em que mais da metade da população era analfabeta; no momento em que não tinha médicos, ele era parteiro. No momento em que não tinha imprensa, nessa vasta região, ele fundou um jornal. (...)
Nessa noite memorável, em que foi lançado o livro Perfil Parlamentar de Eurípedes Barsanulpho, aqui é lançado um testemunho vivo, com o nome de Sacramento e de seu ilustre filho, a pessoa mais clarividente, a pessoa que viveu todas as agruras que o homem pode viver, fazendo escolha pelo celibato, pela dedicação total à sociedade, dedicação total ao próximo. Eurípedes deu seu testemunho de forma admirável”, afirmou, finalizando.
“- Como a história não é coisa do passado, ela é viva, a década inicial de 1900 a 1910, foi das mais profícuas para Sacramento, por isso chamo a atenção para a importância da História, porque é nos desdobramento da história que nós construímos um pais forte, democrático, que ama o seu povo na medida em que respeita as suas tradições e respeita a todos como seres humanos”.
Destaque-se ainda a lembrança de Berto para dois irmãos de Eurípedes, Homilton Wilson, o poeta cantor do Borá e a parteira Idalides Milan de Rezende. “De Homilton Wilson tive o privilégio de ouvir a profecia de que eu seria um poeta, um cantor do Borá. E de Idalides, de suas mãos eu nasci, assim como todos que têm a minha idade”, enaltecendo fatos históricos da atuação parlamentar de Eurípedes.
Para o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, Sacramento presta justa homenagem a um de seus filhos mais ilustres, um dos maiores expoentes na história da cidade, reconhecido no Brasil e no mundo. “Eurípedes, em sua missão, apesar de muitos obstáculos que enfrentou, foi um gigante que nunca fraquejou e se fortalecia na prática do bem”.
O prefeito Wesley, mais uma vez enalteceu a pessoa de Eurípedes Barsanulfo e a sua importância para a cidade e o país. “Hoje, Sacramento presta justa homenagem a este homem que estava muito além de seu tempo. E cabe a mim, neste momento, estender cumprimentos e parabenizar a todos aqueles que seguem seus ensinamentos e os levam para o mundo, seguindo o exemplo de um homem que tinha o maior respeito às ideias e ao credo de todos.
“Dizia Eurípedes que 'a Religião boa é a que torna o homem melhor', citou, detalhando a simbologia do monumento e finalizando: “100 anos se passaram e os ensinamentos do apóstolo da caridade estão mais vivos que nunca, com uma história de exemplo, caridade e amor”.
Na oportunidade, o prefeito Wesley agradeceu a todos os envolvidos na obra do monumento e nas melhorias da praça: a empresa MR Construção; à equipe da secretaria de Obras, engenheiro Sérgio e o arquiteto Pablo; ao escultor Elismar Moura; à empresa STO, prestadora de serviços na construção dos passeios; aos pedreiros da PMS, à Maria Aparecida, responsável pelo paisagismo; aos eletricistas Edinho, Tavico e equipe, responsáveis pelo projeto “Ilumina Sacramento” e à equipe de limpeza, coordenada por Marino Lobato.