Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mês Cultural Scala leva arte a milhares de pessoas de Sacramento e Salitre de Minas

Edição nº 1647 - 01 de Novembro de 2018

Sacramento foi palco de uma semana inteira de espetáculos de arte e cultura realizados durante O Mês Cultural Scala, projeto dirigido pela Tri Ciclo Espetáculos, através de uma parceria firmada com o Laticínio Scala e Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet), e apoio de diversas empresas da cidade e Prefeitura Municipal. 

O Mês Cultural Scala foi aberto no dia 17, com o espetáculo infantil, 'Brincando com o tempo', com Rosana Loren, em Serra do Salitre (MG), onde o Laticínio Scala tem uma de suas unidades. No dia seguinte, em palco montado na praça do Rosário, iniciaram-se em Sacramento as apresentações de grandes shows mostrando o talento de grandes artistas de fora e três pratas da casa, para delírio de milhares de pessoas, entre crianças, jovens e idosos.

 

Música, teatro, riso, brincadeiras...

O Coral Anjos Mirins, do Centro de Assistência Social (CAS) Padre Antônio Borges de Souza, criado em 2016,  tocou, cantou e encantou na abertura da Semana, no dia 18.  E fechando a noite de abertura, a espetacular Concessa, na peça 'Defeito Estufa'. 

A engraçadíssima atriz leva o humor ao extremo ao comparar seus calores hormonais da menopausa com o efeito estufa do aquecimento global.  No sábado, 19, foi  a vez de os paraibanos, radicados em São Paulo, Jorge e seus filhos, Tico (cordas e arranjos), Jorge Filho (vocalista) e Maza (zabumba), levantarem o público com a Banda Rastapé. 

A partir de segunda-feira, entre os dias 22 a 26, foi a vez da criançada entrar 'Na Roda' gargalhar e interagir com o Grupo Maria Cutia. E haja crianças! Elas se esbaldaram com os espetáculos, que aconteceram em vários horários para os estudantes de todas as escolas públicas e particulares, da cidade e zona rural. Instituições como APAE, creches e os idosos do Lar S. Vicente de Paulo receberam o espetáculo.

No dia 25, a Escola Eurípedes Barsanulfo abriu suas portas para cerca de 50 educadores, que se reuniram com o artista plástico, Tiago Chapéu, num encontro de consciência ambiental, noções práticas de trabalhos manuais, trabalhando o conceito de cooperatividade nas atividades, criatividade, ressignificação dos materiais recicláveis.

E encerrando com chave de ouro, do Mês Cultural Scala apresentou na última noite de espetáculos, dois grandes espetáculos, com o Coral Aparecida Rebelo Novelino,  da Escola Eurípedes Barsanulfo, e a banda Racionália com o seu repertório de clássicos do rock.

O projeto envolve também a participação dos colaboradores do Laticínio Scala como presença garantida nos espetáculos, como anfitriões da empresa, saudando e interagindo com o público nas atividades. Entre eles, a assistente financeira, Sharon Naira Pinheiro: 

“O projeto é sinônimo de cultura e alegria, com os colaboradores se envolvendo uns com as outros, de vários setores da empresa, todos por uma única causa, levar a expandir a cultura ao público de Sacramento e de Salitre de Minas. Acaba sendo um palco único de colaboradores e famílias sacramentanas”.

 Renato Galoro Mendonça, analista de PCP, emenda, reconhecendo que “são vários gêneros culturais, para todos os gostos, todas as idades e isso enriquece muito. É cultura”. Briana Manzan Reis, analista de RH, na empresa há apenas três meses, comemora a iniciativa da empresa. “Projetos como este, promovido por uma empresa, é o primeiro que vejo nesses moldes, oferecendo cultura, lazer para a comunidade e isso é fundamental para o crescimento dos colaboradores, porque é uma forma de interagir e engajar dentro da empresa e para com a cidade, que é a mais beneficiada com a diversão oferecida”.

 Francislene Biachini, Assistente Contábil, reforça que o projeto é muito importante para a cidade que tem poucas opções de cultura. “Um projeto como este em que toda a cidade pode estar presente une a família. E veja a chuva como está e o público aqui prestigiando, aplaudindo, então isso mostra o quanto as pessoas gostam e isso para nós da empresa nos enche de orgulho'.