A sacramentana Maria Madalena Magnabosco, em palestra proferida na EE Técnica Carolina Maria de Jesus para alunos, professores e convidados na noite de 29 último, lançou seu último livro, “Outras palavras em psicopatologia”.
Madá, como é conhecida entre os amigos, psicanalista, professora, pesquisadora e estudiosa de Carolina Maria de Jesus, após a palestra autografou a obra e falou ao ET sobre a emoção de retornar à terra natal para uma aula sobre psicopatologia.
‘‘- Considerei-o importante, principalmente pela possibilidade de levar aos presentes um pouco da noção de saúde e doença respaldando a história de Carolina como alguém que não foi vitima nem louca, mas alguém que não encontrou ressonância em aspectos básicos de humanização, como: singularidade de um olhar típico das vivências de exílio que tanto marcaram sua história. Para mim esse foi o ponto forte de minha fala, pois os alunos que ali estudam, diante toda a dificuldade do contexto sócio político e econômico atual, também vivem exílios que talvez nem percebam.
Conforme a diretora Shirley Aparecida Ribeiro Tavares Magnabosco, o lugar foi mais que oportuno para o lançamento. “Como todos sabem, somos cunhadas, conversamos muito e temos muitas visões de vida semelhantes. Pela estudo de Madá sobre Carolina e o seu interesse pela escritora e mulher e hoje patrona de nossa escola, nos levou a convidá-la para fazer o lançamento de seu último livro, que fala sobre saúde mental, postural e outros temas relevantes.
Então, aproveitando o feriado da Semana Santa, momento de repensarmos valores e atitudes, foi um momento ideal de falar de como estamos de saúde mental”, explica, destacando a importância do evento para os alunos. “E a trouxemos para este momento, na certeza de que, mais importante para os alunos é eles estarem sempre buscando o sonho e, o sonho bem sonhado garante a qualidade da saúde mental”.
Para Edson Santana, aluno do terceiro módulo do curso de Administração, a presença de Madalena serviu para enriquecer o seu currículo e o que mais lhe tocou foi a fala de Madá, sobre a importância do auto-conhecimento.
“É importante a gente se conhecer e sentir, se estamos bem no que fazemos, estar se cobrando não para os outros, mas por nós mesmos. E ela tem toda razão, temos que parar e deixarmos de andar só com a mente dos outros, isto é, fazermos o que os outros querem ou acham que devemos fazer. Foi muito importante, porque nos ensina que temos que nos sentir bem tanto profissional quanto mentalmente, para termos saúde e bem estar e bem vivermos socialmente, seja em casa, no trabalho...”, avaliou.
Já a aluna Fernanda Azevedo, do mesmo curso, salientou o seguinte: “Não podemos deixar de lado aquilo que nos faz feliz, sentir bem. Não podemos ter medo ou vergonha do que os outros vão pensar. Então, se vamos tomar alguma decisão que vai nos deixar felizes, temos que prosseguir. Privarmo-nos disso, ao longo do tempo podemos apresentar uma patologia, um distúrbio mental qualquer”, afirma e finaliza destacando que “a palestra veio agregar conhecimentos e trazer uma visão mais clara de temas recorrentes no nosso dia a dia”.
Radicada em Belo Horizonte há muitos anos, Maria Madalena Magnabosco é psicóloga clínica e Doutora em Literatura Comparada, pela UFMG, e cursou Pós Doutorado em Estudos Culturais pelo PACC - UFRJ. Mada é colaboradora do Programa de Educação para a Diversidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto( UFOP), onde desenvolve estudos nas áreas temáticas de gênero, memória e representação social e é membro da Associação Latinoamericana de Psicoterapia Existencial.
Madá é autora de vários artigos e livros, dentre eles, “As subjetividades (de)formadoras e (trans)formadoras de Carolina Maria de Jesus”; “As fronteiras da palavra em Carolina Maria de Jesus”, “Centenário de Carolina Maria de Jesus”, “A voz atual de Carolina Maria de Jesus”, “As vozes marginais de Carolina Maria de Jesus e Rigoberta Menchú”, dentre outros.