Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Maçons cumprem tradição com ato cívico

Edição nº 1640 - 14 de Setembro de 2018

Ambas as lojas maçônicas da cidade, sob os acordes do Hino Nacional da República procederam o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas e Sacramento, cumprindo uma tradição que vem desde a fundação das duas instituições, para rememorar a mais importante data cívica do país, a sua Independência, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822, com uma relevante participação maçônica, liderada por José Bonifácio de Andrada e Silva, que passou à história como o Patriarca da Independência.

De acordo com o venerável da Loja Gal. Sodré, Marcelo Ferreira Bianchini, datas como o 7 de Setembro têm que ser aproveitadas para que as pessoas redescubram o civismo. “Temos que defender a Pátria. O Brasil precisa de movimentos que voltem a tocar os corações de todos. Neste momento de desavenças na política, muita confusão e de tanta descredibilidade, reunimo-nos para valorizar esse civismo entre os irmãos”, afirma, destacando que a Maçonaria tem feito várias atividades de conscientização com esse objetivo, tais como o Voto Consciente, Corrupção Zero, Ficha Limpa, Avança Brasil, para que a consciência da sociedade amadureça e volte a ter amor pela Pátria”.

Para o Prof. Walter Rios, também irmão membro da General Sodré, o ato cívico é momento de resgate de valores. “É preciso resgatar os valores, pois, infelizmente, nossa  sociedade vive uma inversão de valores muito grande. Nossa Independência não foi fácil, ela foi conquistada através de dor, sangue, por isso nós nos reunimos para mostrar à sociedade que precisamos, como cidadãos, resgatar isso, o amor à Pátria, o civismo e, consequentemente, uma vida melhor”. 

 Na Loja Maçônica General Sodré, a mais antiga loja da cidade, a honra do hasteamento das bandeiras coube aos irmãos, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Teodoro Rodrigues e Rezende (Brasil), Ílio Borges de Araújo (representante do Movimento Avança Brasil” e Nelson Zago Ribeiro, que hasteou a bandeira de Sacramento, confeccionada pela esposa, Andrea Rios.  Já na Loja Acácia do Borá, procederam a honra os maçons, Aloísio Silva (Brasil), Neide Peres (Minas) e Isabela Zago (Honorável Rainda das Filhas de Jó).